A avaliação da saúde mental e da qualidade de vida dos estudantes de Fisioterapia
Autor(es)
Áurea Aparecida da Silva, Thacya Barcellus Teixeira de Oliveira Almeida, Thiago Casali Rocha, Laura de Souza Bechara Secchin
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Identificador DOI
DOI: 10.5935/2674-7960.v8-0004
Nome do Periódico
Revista Brasileira de Ciências Médicas e da Saúde
Volume
8
Número
8
ISSN
2674-7960
Assunto
Saúde mental, Qualidade de vida, Estudantes, Fisioterapia
Abstract
Background: The quality of life of students may suffer interference from the academic environment, especially in the first semester, as they need to adapt to a new reality. In general, students experience stress and anxiety due to the overload of practical and theoretical subjects. Despite the vast literature that evaluates the quality of life and mental health of the university population, there are few studies that specify this aspect of students in the physical therapy graduate. Objectives: To evaluate the quality of life and mental health of students in the physical therapy graduate. METHODS: Cross-sectional study involving 46 physical therapy students from the second, fifth and eighth period through self-completed questionnaires that included socio-demographic data, quality of life (WHOQOL-BREF), mental health (DASS 21). Results: The quality of life of physical therapy students, especially in the fifth period, was worse when compared to students in the second and eighth periods. The average in DASS 21 in the item “difficult to calm me down” obtained a significant result (p <0.05) for students in the fifth period. Through the WHOQOL-BREF, quality of life was considered median by 62.5% of students in the fifth period, this being the highest value among the three groups analyzed. Conclusion: It is possible to propose recommendations for future research so that the results can be used in meta-analysis studies. Studies that did not show a significant relationship between the variables cannot be neglected in order to investigate other aspects of the training of physical therapy students.
Resumo
Introdução: A qualidade de vida dos estudantes pode sofrer interferência do meio acadêmico, principalmente nos primeiros semestres, pois precisam se adaptar a uma nova realidade. De forma geral, estudantes apresentam estresse e ansiedade devido à sobrecarga das disciplinas práticas e teóricas. Apesar da vasta literatura que avalia a qualidade de vida e saúde mental da população universitária, são escassos estudos que especifiquem este aspecto dos estudantes do curso de fisioterapia Objetivos: Avaliar a qualidade de vida e saúde mental de estudantes do curso de fisioterapia. Métodos: Estudo transversal que envolveu 46 estudantes de fisioterapia do segundo, quinto e oitavo período através questionários auto preenchidos que incluíam dados sócio demográficos, qualidade de vida (WHOQOL-BREF), saúde mental (DASS 21). RESULTADOS: A qualidade de vida dos estudantes de fisioterapia, principalmente do quinto período, evidenciou-se pior quando comparado aos alunos do segundo e oitavo período. A média no DASS 21 no item “difícil de me acalmar” obteve resultado significativo (p<0,05) para os alunos do quinto período. Através do WHOQOL-BREF, a qualidade de vida foi considerada mediana por 62,5% dos alunos do quinto período, sendo esse o maior valor entre os três grupos analisados. Conclusão: É possível propor recomendações para pesquisas futuras de modo que os resultados possam ser utilizados em estudos de metanálise. Estudos que não apresentaram relação significativa entre as variáveis, não podem ser negligenciados para que sejam investigadas outros aspectos da formação do estudante de fisioterapia.
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