A percepção dos alunos quanto ao aprendizado em peças anatômicas artificiais


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.suprema.edu.br/d/66950eea52610

Visualizar Arquivo
 

 
Título
A percepção dos alunos quanto ao aprendizado em peças anatômicas artificiais

Autor(es)
Thaynara Dorigheto Fernandes , Cicera Parreira Correa, Isabela Couto Delgado

Orientador
Sérgio Murta Maciel

Primeiro membro da banca
Thalyta dos Reis Furlani Zouain Ferreira Neves Dias

Segundo membro da banca
Thiago Casali Rocha

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Percepção, Anatomia, Ensino, Aprendizagem, Educação médica, Ensino superior

Abstract
Introduction: The human anatomy is the knowledge base for all students in the health area and accompanies the university student from the first year to academic training, as well as in the performance of laboratory activities. Historically, in the teaching of human anatomy, it uses human corpses, however, nowadays, artificial parts have been gaining space in the teaching methodology. Objective: To analyze the perception and satisfaction of students regarding the learning of the subject of human anatomy facing the use of artificial and cadaveric anatomical parts, through a structured instrument. Method: A structured questionnaire was applied to 216 students between August and December 2019, in a private educational institution, as well as in a federal institution, who had already taken or were taking the Human Anatomy course. Data collection was carried out at the college and the analyzed information was tabulated in an Excel spreadsheet. Then, the data were statistically analyzed using the Chi-Square and Student T tests of the SPSS version 20.0 program. Results: The results suggest that most students do not feel secure with the learning obtained and classify the large number of names as the greatest difficulty in learning anatomy. Discussion: Research shows that most students have difficulty learning anatomy, classifying it as one of the most difficult subjects in their graduation. Conclusion: Through all analysis, it is concluded that artificial anatomical parts is a method that facilitates learning in anatomy, however they miss the association with cadaveric parts.

Resumo
Introdução: A anatomia humana é base de conhecimento para todos os discentes da área saúde e acompanha o aluno universitário desde o primeiro ano até a formação acadêmica, assim como no desempenho das atividades laboratoriais. Historicamente, no ensino da anatomia humana, emprega cadáveres humanos, porém, hodiernamente, as peças artificiais vêm ganhando espaço na metodologia de ensino. Objetivo: Analisar a percepção e satisfação dos alunos quanto ao aprendizado da disciplina de anatomia humana frente à utilização das peças anatômicas artificiais e cadavéricas, através de um instrumento estruturado. Método: Um questionário estruturado foi aplicado a 216 alunos entre Agosto e Dezembro de 2019, em uma instituição particular de ensino, bem como em uma instituição federal, que já cursaram ou estavam cursando a disciplina Anatomia Humana. A coleta de dados foi realizada na faculdade e as informações analisadas foram tabuladas em uma planilha no Excel. Em seguida, os dados foram analisados estatisticamente pelos testes do Qui-Quadrado e T Student do programa SPSS versão 20.0. Resultados: Os resultados sugerem que grande parte dos alunos não se sentem seguros com o aprendizado obtido e classificam o grande de número de nomes como o maior dificultador do aprendizado em anatomia. Discussão: A pesquisa mostra que a maioria dos alunos tem dificuldade no aprendizado da anatomia, a classificam como uma das matérias mais difíceis da graduação. Conclusão: Mediante toda análise, conclui-se que as peças anatômicas artificiais é um método que facilita o aprendizado em anatomia, no entanto sentem falta da associação com peças cadavéricas.

downloads desse documento

Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
repositorio@suprema.edu.br
(32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025