Repositório Institucional - RI

 

Análise do conhecimento dos acadêmicos de odontologia sobre espaço biológico


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.suprema.edu.br/d/66c4a19e38b80

Visualizar Arquivo
 

 
Título
Análise do conhecimento dos acadêmicos de odontologia sobre espaço biológico

Autor(es)
Alessandra Aparecida Costa de Oliveira , Esther Cristina Gomes Sacramento, Luciana Aparecida Guimarães dos Santos

Orientador
Paulo Sérgio dos Santos D’Addazio

Primeiro membro da banca
Sérgio Barreto da Conceição

Segundo membro da banca
Cleide Gisele Ribeiro

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Espaço biológico periodontal, Inserção conjuntiva, Epitélio juncional

Abstract
Introduction: The purpose since the study was to analyze the level of knowledge of dental students about periodontal biological width (EBP). It is a cross-sectional observational study of the type that used a questionnaire as a single data collection instrument. The study showed the comparison on the level of knowledge related to EBP and served to test whether over the periods academics increase the level of knowledge and terms are maintained. Method: The students answered a questionnaire with six questions to check the academic knowledge level on the EBP. Were part of academic research from the 3rd to the 8th period of the Supreme Dentistry course, the 1st and 2nd period were not included because they have not taken the course of Periodontology. Results: The results showed that, in general, the scholars of the 8th period know what periodontal biological width but when asked what structures are parts of the EBP only 30.2% knew responder. Conclusion: We can conclude that some terms they were forgotten. Scholars in this study showed a level of knowledge

Resumo
Introdução: O objetivo desde estudo foi analisar o nível de conhecimento de acadêmicos de odontologia sobre espaço biológico periodontal (EBP). É um estudo do tipo observacional transversal que utilizou um questionário como único instrumento de coleta de dados. O estudo mostrou a comparação sobre o nível de conhecimento relacionado ao EBP e serviu para testarmos se com o passar dos períodos os acadêmicos aumentam o nível de conhecimento e se os termos são mantidos. Método: Os acadêmicos responderam a um questionário contendo seis questões para verificar o nível de conhecimento de acadêmicos sobre o EBP. Fizeram parte da pesquisa acadêmicos do 3º ao 8º período do curso de Odontologia da Suprema, o 1º e o 2º período não fizeram parte por não terem cursado a disciplina de Periodontia. Resultados: Os resultados mostraram que, de modo geral, que os acadêmicos do 8° período sabem o que é espaço biológico periodontal porém quando perguntamos quais as estruturas fazem parte do EBP só 30,2% souberam responder. Conclusão: Podemos concluir que alguns termos foram esquecidos. Os acadêmicos nesta pesquisa mostraram um nível de conhecimento similar.

downloads desse documento

Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI
repositorio@suprema.edu.br
(32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025