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Aprendizagem baseada em problemas on-line como estratégia de ensino remoto emergencial no curso de Medicina durante a pandemia de COVID-19: percepção e satisfação de aprendizagem


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Título
Aprendizagem baseada em problemas on-line como estratégia de ensino remoto emergencial no curso de Medicina durante a pandemia de COVID-19: percepção e satisfação de aprendizagem

Autor(es)
Diogo Machado de Oliveira, Pedro Luiz Rodrigues Guedes, Isabel Vieira De Assis Lima3, Laila Fieto Ribeiro, Leonardo Figueiredo Vilela, Luiz Alberto Barbosa, Márcia Emília Moreira De Luca, Beatriz Santos, Ricardo Pessoa Martello Souza, Tatiana Oliveira Fulco, Valéria Salazar, Sônia Cristina Leal Leidersnaide, Plínio dos Santos Ramos

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Identificador DOI
DOI: 10.5935/2674-7960.v9-0007

Nome do Periódico
Revista Brasileira de Ciências Médicas e da Saúde

Volume
9

Número
9

ISSN
2674-7960

Assunto
Educação médica, Aprendizagem baseada em problemas, Ciências médicas

Abstract
Introduction: The world was brutally impacted by a pandemic unleashed by COVID-19. As a consequence, all pedagogical planning had been completely undone. AIM: The present study aimed to verify the perception of satisfaction and learning of the undergraduate medical students that were exposed to Emergency Remote Teaching (ERT) implementation with Online ProblemBased Learning (O-PBL). Methods: One hundred and twenty-six students participated in the study. ERT implementation with O-PBL aimed to work exclusively on cognitive theoretical content and corresponded to a total period of 8 weeks. Specific questions were asked to quantify the perception of satisfaction and learning through a score of 0-10 at five moments of the entire process. Statistical analysis was performed and the means of the overall scores were obtained, as were the respective 95% confidence intervals. Results: Overall perceptual assessments showed a high level of satisfaction and learning at all moments. All groups reported similar scores of satisfaction perception for the set of activities related to the process (1st period 8.8 ± 0.23 score; 3rd period, 8.8 ± 0.35 score; 4th period, 8.71 ± 0.12 score, P > 0.05). For the set of activities related to the learning, the 1st period presented a lower score, 7.78 ± 0.31 compared to the 3rd period, 8.37 ± 0.19 score, P < 0.05, and to the 4th period, 8.44 ± 0.24 score, P < 0.01. Conclusion: A implementação simultânea do TRE com O-PBL possibilitou a continuidade e The simultaneous implementation of ERT with O-PBL enabled the continuity and maintenance of the teaching-learning process with a high perception of student satisfaction and learning.

Resumo
Introdução: O mundo foi brutalmente impactado por uma pandemia desencadeada pelo COVID-19. Como consequência, todo o planejamento pedagógico foi completamente desfeito. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos de graduação em medicina que foram expostos à implementação do Ensino Remoto Emergencial (TRE) com Aprendizagem Baseada em Problemas Online (O-PBL). Métodos: Cento e vinte e seis estudantes participaram do estudo. A implementação do TRE com O-PBL teve como objetivo trabalhar exclusivamente conteúdos teóricos cognitivos e correspondeu a um período total de 8 semanas. Foram feitas perguntas específicas para quantificar a percepção de satisfação e aprendizado por meio de uma pontuação de 0 a 10 em cinco momentos de todo o processo. Foi realizada análise estatística e obtidas as médias dos escores globais, bem como os respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados: As avaliações perceptivas gerais mostraram um alto nível de satisfação e aprendizado em todos os momentos. Todos os grupos relataram escores semelhantes de percepção de satisfação para o conjunto de atividades relacionadas ao processo (1º período 8,8 ± 0,23 escore; 3º período, 8,8 ± 0,35 escore; 4º período, 8,71 ± 0,12 escore, P > 0,05). Para o conjunto de atividades relacionadas ao aprendizado, o 1º período apresentou nota inferior, 7,78 ± 0,31 em relação ao 3º período, 8,37 ± 0,19 escore, P < 0,05, e para o 4º período, 8,44 ± 0,24 escore, P < 0,01. Conclusão: A implementação simultânea do TRE com O-PBL possibilitou a continuidade e manutenção do processo ensino-aprendizagem com alta percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos.

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