Autoconfiança dos alunos de odontologia em relação às situações-problemas em odontopediatria


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Título
Autoconfiança dos alunos de odontologia em relação às situações-problemas em odontopediatria

Autor(es)
Isabela Pereira do Amaral, Luisa Andrade Peixoto, Tatiane Aparecida de Almeida Neves

Orientador
Flávia Almeida Ribeiro Scalioni

Primeiro membro da banca
Maria Inês da Cruz Campos

Segundo membro da banca
Juliana Furtado Macedo Detoni

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Psicologia, Odontopediatria, Relação profissional-paciente

Abstract
Purpose: To evaluate the perception of dentistry students regarding their own abilities to deal with situations of non-collaboration during dental care in children and to compare this perception among students from different semesters. Method: A cross-sectional observational study that included a sample of seventy-six students, divided into two groups of different semesters of the dentistry course (sixth and eighth period). An existing questionnaire was completed assessing the ability to deal with children in dental care in the face of non-collaborating patients' situations. A descriptive analysis of the obtained data was performed and for the comparison between groups 1 and 2 the Student's T-Test was done. Results: The mean scores of each situation were higher in the group of students in the eighth period, and for situations 3, 4, 5 and 8 these differences were significant (p <0.05). Conclusion: In the same situation, students who have passed by the disciplines of child care tend to react significantly differently from students who have not yet passed through this experience.

Resumo
Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes de odontologia em relação às próprias habilidades para lidar com situações de não colaboração durante o atendimento odontológico em crianças e comparar essa percepção entre alunos de diferentes semestres. Método: Estudo observacional transversal que incluiu uma amostra de setenta e seis estudantes, divididos em dois grupos de diferentes semestres do curso de odontologia (sexto e oitavo período). Foi preenchido um questionário já existente avaliando a habilidade para lidar com crianças no atendimento odontológico diante de situações não-colaboradoras dos pacientes. Foi realizada uma análise descritiva dos dados obtidos e para comparação entre os grupos 1 e 2 foi feito o Teste-T de Student. Resultados: As médias dos escores de cada situação foram maiores no grupo dos alunos do oitavo período, sendo que para as situações 3, 4, 5 e 8 essas diferenças foram significativas (p<0.05) Conclusão: Diante das mesmas situações, alunos que já passaram pelas disciplinas de atendimento infantil, tendem a reagir de forma significativamente diferente dos alunos que ainda não passaram por essa experiência.

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