Avaliação da capacidade e produtividade do cirurgião-dentista na atenção primária do SUS em Juiz de Fora, MG
Autor(es)
Patrícia Gabriela de Araújo Pereira, Tuane Santos Aguiar
Orientador
Maria Aparecida Martins Baêta Guimarães
Primeiro membro da banca
Cláudia Maria Peixoto Biscotto
Segundo membro da banca
Rodrigo Guerra de Oliveira
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Odontologia
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Pesquisa sobre serviços de saúde, Saúde bucal, Atenção primária à saúde, Eficiência organizacional
Abstract
Introduction: The Primary Health Care (PHC) is the main entrance for most of the population that use the Brazil’s Unified Public Health System (SUS). The importance of the oral health and its influence on the overall patient health is well-know. In the city of Juiz de Fora – MG, the SUS provides dental care at the PHC in two places: at the Regional Dental Units (UORs) and Primary Health Care Units (UAPS). With the increasing demand for services, it is evident that they need to work at their full capacity. Goal: Evaluate the productivity of the oral surgeons in the PHC of SUS in Juiz de Fora at the years of 2012 to 2014 and its productive capacity, having as reference the Ministry of Health and analyzing the hypothesis of increasing their number of service. Methods: This was an ecological or group study where the unit of observation and analysis was the unit of provision for the oral health. Data from functional aspects and related information were evaluated in the years of 2012 to 2014. Results: The Effective Productive Capacity from UORs corresponded to 72% of the capacity of the UAPS, but the UORs performed more procedures and more treatments. To complete a treatment were utilize 8,25 procedures at the UORs and 11,42 at the UAPS. The UORs achieved the average of 357 Treatments Completed per professional and the UAPS the average of 210. While each oral surgeon at the UAPS completed 1 treatment the oral surgeon at the UORs completed 2,15 at the same period. Conclusion: An important percentage did not use the productive capacity contracted by the public administration and the UOR were more efficient in the use of human resource providing more access. It was verified that the services have had the productive capacity to attend more patients than they attend at the period of 2012 to 2014.
Resumo
Introdução: O nível de Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada da maioria da população para a utilização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. É notória a importância da saúde bucal e sua influência no quadro de saúde geral do paciente. No município de Juiz de Fora, MG, o SUS oferece atendimento odontológico na APS em duas modalidades: nas Unidades Odontológicas Regionais (UOR) e nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Com o crescente aumento da demanda de atendimentos, fica evidente a importância de se trabalhar no máximo da capacidade. Objetivo: Avaliar a capacidade produtiva e a produtividade dos cirurgiões-dentistas da APS do SUS de Juiz de Fora nos anos de 2012 a 2014, tendo como referência os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e analisar a hipótese de expandir o número de atendimentos. Métodos: Este foi um estudo ecológico ou de grupos, onde a unidade de observação e de análise foi a unidade de prestação do serviço de saúde bucal. Foram avaliados dados de aspectos funcionais e informações relacionadas à produção dos anos de 2012 a 2014. Resultados: A Capacidade Produtiva Efetiva das UORs correspondeu a 72% da Capacidade das UAPS, mas as UORs realizaram mais procedimentos e mais tratamentos. Para completar um tratamento foram utilizados 8,25 procedimentos nas UORs e 11,42 nas UAPS. As UORs conquistaram a média de 357 TC por profissional e as UAPS a média de 210. Enquanto cada cirurgião-dentista de UAPS completou 01 tratamento, o de UOR completou 2,15 no mesmo período. Conclusão: Verificou-se que os serviços tiveram Capacidade Produtiva para atender mais pacientes do que atenderam no período analisado por não utilizarem toda a carga horária contratada pela administração pública. As UORs foram mais eficientes, propiciando mais acesso, podendo-se atribuir a diferença com as UAPS ao método sistemático de gerenciamento.
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