Avaliação do conhecimento de graduandos de odontologia sobre as características diferenciais das lesões malignas e benignas da cavidade bucal


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Título
Avaliação do conhecimento de graduandos de odontologia sobre as características diferenciais das lesões malignas e benignas da cavidade bucal

Autor(es)
Diovana Nascimento Carvalho Fonseca, Lydia Silva Provinciali, Nayara Aparecida Santos de Andrade

Orientador
Priscila Faquini Macedo

Primeiro membro da banca
Leda Marília Fonseca Lucinda

Segundo membro da banca
Antônio Márcio Lima Ferraz Júnior

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Mucosa bucal, Diagnóstico por imagem, Diagnóstico clínico

Abstract
Introduction. Benign and malignant diseases of the oral cavity have typical characteristics, which can be differentiated both on clinical and complementary imaging exam. Among the lesions routinely identified are: Paracoccidioidomycosis (PCM), a fungal infection; ameloblastoma, a benign neoplasm; Osteosarcoma and Squamous Cell Carcinoma (SCC), classified as malignant neoplasms. It is essential that the dental surgeon (DC) is able to carry out an adequate investigation of these pathologies, as well as to differentiate them in terms of the possibility of being benign or malignant. Goals. To verify the knowledge of dental students regarding the clinical and radiographic characteristics of benign and malignant lesions of the oral cavity. Methods. This is a cross-sectional observational study, which sought to evaluate undergraduate dentistry students from Public and Private Faculties in the state of Minas Gerais, through a virtual questionnaire containing 18 questions related to the characteristics of SCC, PCM, Ameloblastoma and Osteosarcoma lesions. Results. 87 respondents were included in the study, being 83.9% female, with a higher prevalence of individuals aged 22 years (24.1%). The results showed a greater mastery of questions related to SCC, in addition to indicating greater knowledge associated with clinical aspects when compared to radiographic aspects. Conclusion. Knowledge of the differential characteristics of benign and malignant oral lesions demonstrated fragility in the sample evaluated, which may indicate the need for greater involvement of students in the subject, optimizing the workup and early diagnosis of the lesions addressed by future professionals.

Resumo
Introdução. As doenças benignas e malignas da cavidade bucal apresentam características típicas, que podem ser diferenciadas tanto ao exame clínico, quanto ao exame complementar de imagem. Dentre as lesões identificadas na rotina, encontram-se: a Paracoccidioidomicose (PCM), uma infecção fúngica; o Ameloblastoma, uma neoplasia benigna; o Osteossarcoma e o Carcinoma Espinocelular (CEC), classificadas como neoplasias malignas. É fundamental que o cirurgião- dentista (CD) seja capaz de realizar uma adequada investigação dessas patologias, bem como diferenciá-las quanto a possibilidade de terem carácter benigno ou maligno. Objetivos. Verificar o conhecimento de graduandos de odontologia em relação as características clínicas e radiográficas de lesões benignas e malignas da cavidade oral. Métodos. Trata-se de um estudo de tipologia observacional transversal, que procurou avaliar graduandos em Odontologia de Faculdades Públicas e Privadas do estado de Minas Gerais, através de um questionário virtual contendo 18 perguntas relacionadas às características das lesões CEC, PCM, Ameloblastoma e Osteossarcoma. Resultados. 87 respondentes foram incluídos no estudo, sendo 83,9% do sexo feminino, com maior prevalência de indivíduos de 22 anos de idade (24,1%). Os resultados demonstraram um maior domínio nas questões relacionadas ao CEC, além de indicar maior conhecimento associado aos aspectos clínicos quando comparados aos radiográficos. Conclusão. O conhecimento das características diferenciais de lesões bucais de comportamento benigno e maligno demonstraram fragilidade na amostra avaliada, podendo denotar necessidade de maior envolvimento dos discentes pelo tema, otimizando a propedêutica e diagnóstico precoce das lesões abordadas pelos futuros profissionais.

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