Avaliação do programa Mentoring na perspectiva do aluno


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.suprema.edu.br/d/66bbba094ade3

Visualizar Arquivo
 

 
Título
Avaliação do programa Mentoring na perspectiva do aluno

Autor(es)
Anael Sá Costa Borges de Almeida , Felipe André Granha da Fonseca Yamamoto , Juliana Lima da Silva

Orientador
Bruna Fernandes Moreira Alfenas

Primeiro membro da banca
Rodrigo Guerra de Oliveira

Segundo membro da banca
Cleide Gisele Ribeiro

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Mentoring, Odontologia, Educação em saúde

Abstract
Introduction: The Mentoring Program arrived in the universities as a way of tutoring in which the tutor guides the students individually, helping them in their personal and professional growth. Mentoring is a system already known in some countries, however, few colleges in Brazil, especially the dentistry ones, perform this program, causing a lack of studies which evaluate the satisfaction of students relating to the program in Brazilian colleges, making opportune the research on this topic. Objective: The goal of this study is to evaluate the Mentoring Program from the perspective of the student in a private dentistry school in Minas Gerais. Material and method: a transversal study was made, in which students from the seventh and eighth semester of the dentistry school of Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora who had participated in the meeting refering to the Mentoring Program were included. A questionnaire consisting of six questions, in which each questions had other sub-items, was given to these students. Finishing the questionnaire, a descriptive data analysis was made. Results: The questionnaires were answered by 100 students (47 from the seventh semester and 53 from the eighth). The general evaluation of the tutors showed that 96% of the students were very satisfied or satisfied with their participation, 3% were neutral and 1% was unsatisfied. Other investigated aspects were the changes that happened after the tutoring, when students declared a larger professional development, more well guided decision making, better knowledge of the course and a more positive view on dentistry, among others. In the general evaluation, 74% were very satisfied or satisfied with the Mentoring Program, 22% were neutral and 4% were very unsatisfied or unsatisfied. Conclusion: It is concluded that the Mentoring Program introduced in this institution was a success, having been evaluated positively by the students in every analyzed aspect.

Resumo
Introdução: O Programa Mentoring surgiu nas universidades como uma forma de tutoria, aonde o tutor orienta os alunos de forma individual, ajudando em seu crescimento pessoal e profissional. O mentoring já é um sistema conhecido em alguns países, entretanto, poucas faculdades no Brasil, sobretudo as de Odontologia, desempenham esse programa, fazendo com que faltem estudos que avaliem a satisfação dos alunos no que diz respeito ao programa nas faculdades brasileiras, tornando-se oportuna a pesquisa sobre tal temática. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar o Programa Mentoring na perspectiva do aluno em uma faculdade privada de Odontologia em Minas Gerais. Material e métodos: Foi realizado um estudo transversal, no qual foram incluídos alunos do sétimo e oitavo períodos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora que tenham participado dos encontros referentes ao Programa Mentoring. Foi aplicado nestes alunos um questionário contendo 6 questões aonde cada uma possuía outros subitens. Após a aplicação do questionário foi realizada a análise descritiva dos dados. Resultados: Os questionários foram respondidos por 100 alunos (47 do sétimo período e 53 do oitavo). O tutor foi avaliado de uma forma, geral aonde 96% dos alunos estavam muito satisfeitos ou satisfeitos com sua participação, 3% se mostraram neutros e 1% se declarou insatisfeito. Outros aspectos investigados foram as mudanças ocorridas pós tutoria, aonde os estudantes declararam maior desenvolvimento profissional, tomada de escolhas mais bem orientados, melhor conhecimento do curso e uma visão mais positiva acerca da Odontologia, entre outros. Na avaliação geral, 74% se mostraram muito satisfeitos ou satisfeitos com o Programa Mentoring, 22% neutros e 4% muito insatisfeitos ou insatisfeitos. Conclusão: Concluímos que o Programa Mentoring implementado nesta instituição foi um sucesso, tendo sido avaliado de forma positiva pelos alunos em todos os aspectos analisados.

downloads desse documento

Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI
repositorio@suprema.edu.br
(32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025