Comparação do desempenho cognitivo entre o 6º e 7º períodos de curso de odontologia, pré e pós o mentoring
Autor(es)
Hingrid de Oliveira Fernandes, Lorena Alves Gomes
Orientador
Bruna Fernandes Moreira Alfenas
Primeiro membro da banca
Cleide Gisele Ribeiro
Segundo membro da banca
Antônio Márcio Lima Ferraz Júnior
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Odontologia
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Mentoring, Mentor, Desenvolvimento de carreira
Abstract
Introduction: The Mentoring Program is a relationship between two individuals, where the mentor guides the student, be it during the course, early in the career, during professional growth and also advising the individual on the achievement of personal goals. It directs students, presents opportunities in research projects and extracurricular activities besides clarifying doubts about the profession. It is observed that it is indispensable the involvement of the students and teachers to promote a consolidation of the Mentoring Program. It is observed that in order to obtain positive results with the tutoring, a greater approximation among the participants must be presented. Objective: To evaluate the contribution of the Mentoring program for the development of students at graduation in a dental school, compared the cognitive performance of students with and without monitoring the Mentoring Program. Methods: 190 were analyzed historical (chips), which was classified into two groups (GI and GII), composed of average students enrolled without the Mentoring Program and average students enrolled in the Mentoring Program, respectivel. Results: When evaluating an overall mean of cognitive performance of the students enrolled not 6th and 7th periods 2015/2, it was 3.38% and 8.26% respectively. While average of students enrolled not 6th and 7th periods of 2016/1, was 8.04% and 8.67%, respectively. Conclusion: It could be conclude that there was no significant difference in student averages after Mentoring Program implementation.
Resumo
Fundamentação: O Programa Mentoring é uma relação entre dois indivíduos, onde o mentor orienta o estudante, seja durante curso, no início da carreira, durante o crescimento profissional e também assessorando o indivíduo na realização dos objetivos pessoais. Direciona os estudantes, apresenta oportunidades em projetos de pesquisa e atividades extracurriculares além de clarear duvidas sobre a profissão. Observa-se que é indispensável o envolvimento dos discentes e docentes para promover uma consolidação do Programa Mentoring. Constata-se que para se obter resultados positivos com a tutoria, deve-se apresentar uma maior aproximação entre os envolvidos. Objetivo: Avaliar a contribuição do programa Mentoring para o desenvolvimento de estudantes na graduação em uma escola de Odontologia, comparando o desempenho cognitivo de estudantes com e sem o acompanhamento do Programa Mentoring. Métodos: Foram analisados 190 históricos (fichas), os quais foram classificados em dois grupos distintos (GI e GII), composto por médias das notas de estudantes regularmente matriculados sem o Programa Mentoring e médias das notas de estudantes regularmente matriculados com o Programa Mentoring, respectivamente. Resultados: Após a obtenção da média geral do desempenho cognitivo dos estudantes regularmente matriculados no 6º e 7° períodos de 2015/2, obtivemos o valor de 3,38% e de 8,26% respectivamente. Enquanto a média dos estudantes regularmente matriculados no 6º e 7º períodos de 2016/1, foram de 8,04% e 8,67% respectivamente. Conclusão: Conclui-se que não houve diferença significativa nas médias dos estudantes após a implementação do Programa Mentoring.
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