Competências sobre segurança do paciente desenvolvidas por graduandos da área da saúde


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Título
Competências sobre segurança do paciente desenvolvidas por graduandos da área da saúde

Autor(es)
Alexsandra Chagas Assis, Maria Eduarda de Paula Menezes

Orientador
Meire Cavalieri de Almeida

Primeiro membro da banca
Roberta Teixeira Prado

Segundo membro da banca
Érika Bicalho de Almeida

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Enfermagem

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Segurança do paciente, Educação em saúde, Estudantes de ciências da saúde

Abstract
Introduction: Hospitalized patients are subject to different adverse events, such as medication errors, nosocomial infections and pressure injuries. Therefore, the inclusion of the patient safety issue in education has been one of the strategies in the search for safer care worldwide, being justified by the necessary foundation and preparation of students for safe practice in the workplace. Objective: To identify skills on patient safety developed by undergraduates in the health area. Methods: Cross-sectional observational study. Students over 18 years old, enrolled in the last year of graduation in the Nursing and Medicine courses of a private institution in Juiz de Fora, MG, were included, after explaining the Free and Informed Consent Term. Results: Between September and October 2022, 128 undergraduates were recruited. It was observed that among those included, most were from the medical course (81.3%) and were female (68.8%). The predominant internship institution was public and/or philanthropic, totaling 92.1%. Only 35.9% of undergraduates said they had taken courses or participated in events on Patient Safety and 55.5% reported having had a class on Patient Safety at graduation. When tabulating the contents covered in relation to specific learning about patient safety, the lowest rate found was related to the management of security risks (3.81), with the lowest average referring to the identification and implementation of security solutions addressed. in the classroom 3.72. Conclusion: The undergraduate students' self-report pointed out that, during graduation, fewer skills were developed in relation to broader aspects of patient safety and in relation to the convenience of approaching it. Such findings both point to the need for more specific approaches, in which the content can be focused on this field of knowledge; how they reinforce the challenge of intertwining practical experience with teaching.

Resumo
Introdução: Pacientes hospitalizados estão sujeitos a diferentes eventos adversos, como por exemplo, erros de medicação, infecção hospitalar e lesões por pressão. Por isso, a inclusão do tema segurança do paciente no ensino tem sido uma das estratégias na busca por uma assistência mais segura em todo o mundo, sendo justificada pela necessária fundamentação e preparo dos alunos para a prática segura no local de trabalho. Objetivo: Identificar competências sobre segurança do paciente desenvolvidas por graduandos da área da saúde. Métodos: Estudo observacional do tipo transversal. Foram incluídos estudantes maiores de 18 anos, matriculados no último ano de graduação nos cursos de Enfermagem e Medicina de uma instituição particular de Juiz de Fora, MG, após explicitação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A estes, foi aplicado o instrumento Health Professional Education in Patient Safety Survey (HPEPSS) em sua versão validada e adaptada para o Brasil. Resultados: Foram recrutados, entre setembro e outubro 2022, 128 graduandos. Dentre os incluídos, a maioria era do curso de medicina (81,3%) e do gênero feminino (68,8%). Ao serem analisadas as competências sobre segurança do paciente, foram verificadas médias mais altas na seção relacionada ao aprendizado sobre as áreas de conteúdo específico sobre segurança, que nas seções sobre questões mais amplas relacionadas à segurança e sobre a comodidade em manifestar-se sobre o tema. Conclusão: Os achados reforçam o desafio de entrelaçar vivência prática ao ensino e também apontam para a necessidade de abordagens mais pontuais, nas quais possa ser dado mais enfoque a esse campo de conhecimento, favorecendo o reconhecimento da temática no campo prático.

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