Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre lesão por pressão


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Título
Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre lesão por pressão

Autor(es)
Gabriela Fernandes Campos, Mikaella Silva Damasceno

Orientador
Regina Lucia Muniz de Almeida

Primeiro membro da banca
Érika Bicalho de Almeida Brugger

Segundo membro da banca
Kelli Borges dos Santos

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Enfermagem

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Lesão por pressão, Cuidados de enfermagem, Estudantes de enfermagem, Conhecimento

Abstract
Introduction: Teaching about pressure injuries is fundamental in undergraduate Nursing courses, as this content is directly related to the daily practice of nurses. Objective: To analyze the knowledge of nursing students on the assessment, prevention and care of pressure injuries using the Caliri - Pieper Knowledge Test (TCLP Caliri-Pieper). Method: Observational, quantitative, cross-sectional study carried out with 65 nursing students from the 5th to the 8th period, in a private higher education institution in Minas Gerais in the 2nd semester of 2021. The TCLP CaliriPieper questionnaire validated for use in Brazil on prevention was adopted, evaluation and classification of PPL with 41 questions and two domains injury and prevention. The analysis was performed using descriptive and inferential statistics (ANOVA). Results: There was a predominance of female participants (95.4%) with a mean age of 25.3 years. The general average of correct answers of 28.6 for the 41 questions of the questionnaire. In the injury domain, the students had an average of 5.6 out of 8; in the prevention domain, the average was 23, for a score of 33. The average of correct answers of the academics of the 8th period was higher than the average of the 5th period. There was a statistical difference between the analyzed periods regarding the correct answers for the injury domain (P= 0.039). In the other comparisons there was no statistical significance. Conclusion: Nursing students have knowledge limitations on LPP, but they are reduced over the periods and with the approach of practice scenarios.

Resumo
Introdução: O ensino sobre lesão por pressão é fundamental na graduação em Enfermagem, pois esse conteúdo está diretamente relacionado à prática cotidiana do enfermeiro. Objetivo: Analisar o conhecimento de estudantes de enfermagem sobre avaliação, prevenção e cuidados com lesão por pressão a partir do Teste de Conhecimento de Caliri - Pieper (TCLP Caliri-Pieper). Método: Estudo observacional, quantitativo, transversal realizado com 65 estudantes de enfermagem do 5° ao 8º período, em uma instituição de ensino superior privada em Minas Gerais no 2º semestre de 2021. Foi adotado o questionário TCLP Caliri-Pieper validado para uso no Brasil sobre prevenção, avaliação e classificação de LPP com 41 questões e dois domínios lesão e prevenção. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial (ANOVA). Resultados: Predominou participantes do sexo feminino (95,4%) e com idade média de 25,3 anos. A média geral de acertos de 28,6 para as 41 questões do questionário. No domínio lesão, os acadêmicos apresentaram média de 5,6 em 8; no domínio prevenção a média foi 23, para um score de 33. A média de acertos dos acadêmicos do 8° período foi superior à média do 5° período. Houve diferença estatística entre os períodos analisados referentes aos acertos para o domínio lesão (P= 0,039). Nas demais comparações não houve significância estatística. Conclusão: Os acadêmicos de enfermagem apresentam limitações de conhecimento sobre LPP, porém elas se reduzem no decorrer dos períodos e com a aproximação dos cenários de práticas.

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