Conhecimento dos alunos de cursos da área da saúde frente à avulsão de dentes permanentes


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Título
Conhecimento dos alunos de cursos da área da saúde frente à avulsão de dentes permanentes

Autor(es)
Karen Lorraine Gomes Landim , Olívia Farage e Rodrigues

Orientador
Camila Faria Carrada

Primeiro membro da banca
Fernanda Campos Machado

Segundo membro da banca
Renata Tolêdo Alves

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Luxação dentária, Lesões dentárias, Estudantes de saúde, Estudantes, Ocupações em saúde, Dentista pediatra

Abstract
Removal of permanent teeth is the dental trauma affected by the complete dislocation of the tooth from its socket. The tratament of permanent teeth removal has a high failure rate due to the lack of information at the time of first aid. This fact demonstrates the importance of health professionals to know how measures to be taken in case of a dental avulsion case. Thus, the study aimed to evaluate the knowledge of the health students of a private higher education institution in Juiz de Fora about tooth avulsion. It is a cross-sectional study. The sample consisted of 606 students from Dentistry, Medicine and Nursing courses. A self-administered structured questionnaire was used as a data collection instrument. Results were evaluated and reported descriptively and for comparison of correct answers between the first and second half of each course and the courses that were used to test Pearson's Chi-square and Fisher's Exact tests. The results showed that 82.7% of dentistry students, 22.9% of nursing students and 23% of medical students have received some information about previous dental injuries. Students in the second half of the Dentistry course had a higher percentage of performance in all questions evaluated (p <0.05). There was no difference for nursing students in the first or second half of the course in relation to the percentage of answers to the questions (p> 0.05). Students in the first half of medical school had a higher percentage of delay for most questions (p <0.05). Dentistry students had the highest percentage of correct answers in all questions evaluated (p <0.001). The present study revealed that although dentistry students have information about dental avulsion graduation, a practical experience is considered low. Students in the indicated Nursing and Medical courses do not have theoretical content and practical experience on dental trauma during an undergraduate degree. When comparing the students of the Dentistry, Nursing and Medicine course regarding the learning about dental avulsion, the dental students had a better knowledge about the subject.

Resumo
A avulsão de dentes permanentes é o traumatismo dentário caracterizado pelo completo deslocamento do dente de seu alvéolo. O do tratamento da avulsão de dentes permanentes possui alto índice de insucesso devido à falta de informação no momento em que são feitos os primeiros socorros. Tal fato demonstra a importância do profissional da saúde conhecer as medidas a serem tomadas frente a um caso de avulsão dentária. Desta forma, o estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos de cursos da área da saúde de uma instituição privada de ensino superior de Juiz de Fora sobre avulsão dentária. Trata-se de um estudo transversal. A amostra foi composta por 606 alunos dos cursos de Odontologia, Medicina e Enfermagem. Um questionário autoaplicável estruturado foi utilizado como instrumento de coleta de dados. Os resultados foram avaliados e relatados de forma descritiva e para comparação das respostas corretas entre a primeira e a segunda metade de cada curso e entre os cursos foi utilizado teste Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher. Os resultados mostraram que 82,7% dos alunos de Odontologia, 22,9% dos alunos da Enfermagem e 23% dos alunos da Medicina já tinham recebido algum tipo de informação sobre traumatismos dentários anteriormente. Alunos da segunda metade do curso de Odontologia tiveram porcentagem de acerto maior em todas as questões avaliadas (p<0,05). Não houve diferença para os alunos de Enfermagem que estavam na primeira ou na segunda metade do curso em relação ao o percentual de acertos das questões (p>0,05). Alunos da primeira metade do curso de Medicina tiveram porcentagem de acerto maior para a maioria das questões (p<0,05). Ao comparar a procentagem de acerto das questões entre os curso da área da saúde, alunos do curso de Odontologia tiveram o maior percentual de acertos em todas as questões avaliadas (p<0,001). O presente estudo revelou que embora alunos do curso de Odontologia relatem ter informações na graduação sobre avulsão dentária, a experiência prática foi considerada baixa. Alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina afirmaram não ter o conteúdo teórico e experiência prática sobre traumatismo dentário durante a graduação. Ao comparar alunos do curso de Odontologia, Enfermagem e Medicina quanto ao aprendizado sobre avulsão dentária, os acadêmicos de Odontologia tiveram maior conhecimento sobre o tema.

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