Cuidado humanizado: a percepção do paciente / família internado na UTI


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.suprema.edu.br/d/66f5657f4ddb0

Visualizar Arquivo
 

 
Título
Cuidado humanizado: a percepção do paciente / família internado na UTI

Autor(es)
Alessandra Cristina Moraes Tavares, Mariana Pinheiro Marques, Thaiz Miranda Gomes

Orientador
Érika Bicalho de Almeida

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Enfermagem

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Unidade de terapia intensiva, Paciente, Família, Humanização

Resumo
OBJETIVOS: Este artigo tem por objetivo investigar, analisar e identificar a percepção do paciente e de sua família durante a sua estadia na Unidade Terapia Intensiva em um hospital de ensino de Juiz de Fora. Descrever as estratégias de humanização da assistência desenvolvidas pela equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. Analisar a percepção do paciente e de seu familiar sobre a assistência de enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados juntamente com paciente e seu respectivos familiares; realizada através de entrevistas estruturadas com pacientes / familiares. RESULTADOS: Os resultados mostram que todos os entrevistados referem que o atendimento contemplou suas necessidades; que as ações de interação entre a equipe de enfermagem, cliente e família são satisfatórias; já no que diz respeito ao sentir-se seguro com a assistência de enfermagem prestada, a maioria dos entrevistados, demonstraram confiança e segurança na equipe, porém ao questionarmos se o cuidado de enfermagem amenizava a falta do familiar durante a internação na UTI, a maioria respondeu que sim, mas não substitui a falta do seu familiar, não sendo a favor do leito humanizado. CONCLUSÃO: Este artigo permitiu- nos compreender que o atendimento prestado contempla as necessidades do cliente, mas não devemos esquecer que é de fundamental importância, para manter este atendimento de qualidade, conhecer as necessidades e as expectativas tanto do paciente quanto do seu familiar.

downloads desse documento

Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
repositorio@suprema.edu.br
(32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025