Elaboração e validação de um cenário de simulação sobre gerenciamento de conflitos na enfermagem


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.suprema.edu.br/d/66917c5a3d35f

Visualizar Arquivo
 

 
Título
Elaboração e validação de um cenário de simulação sobre gerenciamento de conflitos na enfermagem

Autor(es)
Rafaela Brandel Nogueira, Caroline da Silva Martins

Orientador
Roberta Teixeira Prado

Primeiro membro da banca
Hérica da Silva Dutra

Segundo membro da banca
Rita de Cássia Almeida da Costa

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Enfermagem

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Gerenciamento dos conflitos, Simulação realística, Validação de cenário

Abstract
Introduction. Conflicts are inherent to human relationships, arising from situations in which ideas, concepts or interests are presented in contradictory ways. The nurse's role in conflict management requires this manager to master techniques and skills that help manage the problem. Objective: Develop and validate a realistic simulation scenario on conflict management for training nursing students and professionals. Methods: Methodological study involving the elaboration and validation of a realistic simulation scenario. 10 nurse judges were selected according to Fehring's proposition, data were collected in two phases according to Delphi and the scenario test was carried out with nursing students and nurses from a teaching hospital. With agreement greater than 90% were considered satisfactory. Results: 100% agreement was obtained between the judges in the second round of evaluation of the proposed instrument. After content validation and the inclusion of items suggested by the experts, the simulated clinical scenario was pre-tested. Most (96.2%) of the participants demonstrated communication skills and were assertive about the items present in the checklist. Conclusion. The validated scenario can be adopted as a teaching and professional training tool, as it stimulates logical reasoning, empathy and skills for conflict resolution, in this way its use will enable the qualification of nurses and nursing students.

Resumo
Introdução. Os conflitos são inerentes às relações humanas, sendo proveniente de situações em que ideias, conceitos ou interesses se apresentam de forma contraditórias. O papel do enfermeiro frente à gestão de conflitos exige desse gestor o domínio de técnicas e habilidades que auxiliem na condução do problema. Objetivos. Elaborar e validar um cenário de simulação realística sobre gestão de conflitos para treinamento de estudantes e profissionais de enfermagem. Métodos. Estudo metodológico envolvendo a elaboração e validação de um cenário de simulação realística. Foram selecionados 10 juízes enfermeiros de acordo com a proposição de Fehring, os dados foram coletados em duas fases conforme Delphi e o teste do cenário foi realizado com estudantes de enfermagem e enfermeiros de uma instituição hospitalar de ensino. Considerou-se satisfatório resultados com concordância maior que 90%. Resultados. Foi obtido 100% de concordância entre os juízes na segunda rodada de avaliação do instrumento proposto. Após a validação de conteúdo e a inclusão dos itens sugeridos pelos peritos, o cenário clínico simulado foi pré-testado. A maioria (96,2%) dos participantes demonstrou habilidades de comunicação e foi assertiva quanto aos itens presentes no checklist. Conclusão. O cenário validado poderá ser adotado como ferramenta de ensino e capacitação profissional, visto que estimula o raciocínio lógico, empatia e habilidades para resolubilidade de conflitos, desse modo seu uso viabilizará a qualificação de enfermeiros e estudantes de enfermagem.

2 downloads desse documento

Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
repositorio@suprema.edu.br
(32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025