Carolina Guimarães Guedes da Rocha, Eduardo Cezário de Oliveira
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Gestão em Saúde e Segurança do Paciente
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Equipe, Atitude, Informação, Previsibilidade, Carinho e empatia, Explicações e reação
Abstract
Objective: Present the work in a health facility in Juiz de Fora (MG), called Enchantment in Assistance Project, where his focus was to capture information on the perception of patients / caregivers on the more subjective side of care, with a view the technical quality of care has been beautifully crafted by the certification and accreditation by regulators. Methods: To develop this work, a multidisciplinary team was assembled, which was responsible for developing and implementing an Internal Search patients / caregivers of a health institution, located in Juiz de Fora (MG), in a pilot care unit with facing epidemiological profile for Medical Clinic. Parallel application of this research, this team was responsible for conducting training on the subject for professionals in the pilot unit assistance and coordinate the walking team meetings, stimulating each technician to present to other co-workers the technical needs and mostly subjective of patients / caregivers who are under their responsibility to their respective degree of attention (1-3), in order to stimulate knowledge and interaction of all the floor of professionals in care Results: Based on the results of field research, we found that the total number of evaluated criteria (12), 58% had results outside of the acceptable range (75%) preestablished by the project team, as follows: Team, Attitude, Information, Predictable, Caring and Empathy, Explanation and Reaction, thus providing a route to a more targeted action by the project team. Conclusions: Using as a base the final result of internal research, we observed that based on the perception of the clients / caregivers, we need continuous work is carried out with the support staff to encourage teamwork, to seek a more pro-attitude active in identifying and treating latent needs of patients / caregivers, inserting the patient / companion at the center of care, providing them with information and explanations of 5 each procedure and insert them in the decision making process, always putting in place of others and taking responsibility to give feedback to each request made by the customer, regardless of whether or not the demand involves the support of other professional that is not connected directly to the assistance.
Resumo
Objetivo: Apresentar o trabalho desenvolvido em uma instituição de saúde, em Juiz de Fora (MG), denominado de Projeto Encantamento na Assistência, onde o seu foco foi captar informações sobre a percepção dos pacientes / acompanhantes sobre o lado mais subjetivo do atendimento, tendo em vista que a qualificação técnica da assistência vem sendo muito bem trabalhada pela certificação da Acreditação e pelos órgãos reguladores. Métodos: Para o desenvolvimento este trabalho, foi montada uma equipe multiprofissional, que ficou responsável por desenvolver e aplicar uma Pesquisa Interna aos pacientes / acompanhantes de uma instituição de saúde, localizada em Juiz de Fora (MG), em uma unidade assistencial piloto com perfil epidemiológico voltado para Clínica Médica. Paralelo a aplicação desta pesquisa, esta equipe ficou responsável por realizar treinamentos sobre o tema para os profissionais da assistência da unidade piloto e coordenar as reuniões da equipe do andar, estimulando cada profissional técnico a apresentar aos demais colegas de trabalho as necessidades técnicas e principalmente subjetivas dos pacientes / acompanhantes que estão sob sua responsabilidade com seu respectivo grau de atenção (1 a 3) , como forma de estimular o conhecimento e interação de todos os profissionais do andar no cuidado. Resultados: Com base nos resultados da Pesquisa de Campo, observamos que do total dos critérios avaliados (12), 58% apresentaram resultado fora do limite aceitável (75%) pré-estabelecido pela a equipe do projeto, sendo eles: Equipe, Atitude, Informação, Previsibilidade, Carrinho e Empatia, Explicações e Reação, dando assim um norte para uma atuação mais direcionada pela equipe do Projeto. Conclusão: Utilizando como base o resultado final da Pesquisa Interna, foi possível identificar que com base na percepção dos clientes / acompanhantes, é preciso que seja realizado um trabalho contínuo junto a equipe assistencial de estimular o trabalho em equipe, de se buscar uma atitude mais proativa no sentido de identificar e tratar necessidades latentes dos pacientes / acompanhantes, de inserir o paciente / 3 acompanhante no centro do cuidado, munindo-os de informações e explicações sobre cada procedimento e inseri-los no processo de tomada de decisão, se colocando sempre no lugar do outro e assumindo a responsabilidade de dar feedback para cada solicitação feita pelo cliente, independente se a demanda envolve ou não o apoio de outro profissional que não esteja ligado diretamente na assistência.
downloads desse documento
Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI repositorio@suprema.edu.br (32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025