Estratégias de educação permanente aos profissionais de saúde em segurança do paciente: revisão sistemática
Autor(es)
Ana Heloisa Pena, Bruna Malaquias Arguelles da Costa , Miriam Valeriote Resende
Orientador
Meire Cavalieri de Almeida
Primeiro membro da banca
Érika Bicalho de Almeida Brugger
Segundo membro da banca
Margareth Alves Bastos e Castro
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Enfermagem
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Educação permante, Ensino, Capacitação em serviço
Abstract
Introduction. Patient Safety comprises a set of actions to reduce the risk of unnecessary damage associated with health care to an acceptable minimum. The theme permeates the daily practice of all health professionals. Therefore, it is necessary to associate this content with the patient care routine through permanent orientation. Goals. Identify strategies for permanent safety education adopted in in health services. Methods. The literature search was performed in the following databases: MEDLINE (via PubMed), Embase, LILACS, SciELO, COCHRANE and Web of Science. Descriptive, quasi-experimental studies, case-control studies, cohort studies, controlled clinical trials and controlled and randomized clinical trials, available in full, related to training strategies regarding patient safety, with an approach focused on basic protocols and incident reduction Results. A total of eight studies were have been used in the scope. Most interventions included the nursing team and were performed at a hospital environment. The studies addressed different strategies of continuing education in patient safety, focusing on improving the quality and safety of the service provided according to their own reality. All studies presented more than one method, with the most frequent training strategies being based on awareness through classes/lectures. Conclusion. This review can open the way for new permanent education strategies to be implemented in services in Brazil and in other developing countries.
Resumo
Introdução. A Segurança do Paciente compreende um conjunto de ações para reduzir o risco de ocorrência de danos desnecessários associados ao cuidado de saúde até um mínimo aceitável. A temática perpassa a prática diária de todos os profissionais da área da saúde, portanto, faz-se necessário a associação desse conteúdo com a rotina de assistência ao paciente através da educação permanente. Objetivos. Identificar as estratégias para educação permanente em segurança adotadas nos serviços de saúde. Métodos. A busca de literatura foi realizada nas bases de dados: MEDLINE (via PubMed), Embase, LILACS, SciELO, COCHRANE e Web of Science. Foram elegíveis estudos descritivos, quase-experimentais, estudos caso-controle, estudos de coorte, ensaios clínicos controlados e ensaios clínicos controlados e randomizados, disponíveis na íntegra, relacionados a estratégias de capacitação quanto à segurança do paciente, com abordagem voltada para os protocolos básicos e mitigação de incidentes. Resultados. Um total de oito estudos foram incluídos no escopo. A maioria das intervenções incluíram a equipe de enfermagem e foram realizadas em ambiente hospitalar. Os estudos abordaram diferentes estratégias de educação permanente em segurança do paciente, com foco na melhoria da qualidade e segurança do serviço prestado de acordo com a sua própria realidade. Todos os estudos apresentaram mais de um método, sendo as estratégias de capacitação mais frequentes baseadas em conscientização através de aulas/palestras. Conclusão. Essa revisão pode abrir caminhos para que novas estratégias de educação permanente possam ser implementadas nos serviços do Brasil e de outros países em desenvolvimento.
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