Estudo da cultura de segurança do paciente em um hospital filantrópico de Minas Gerais


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Título
Estudo da cultura de segurança do paciente em um hospital filantrópico de Minas Gerais

Autor(es)
Eduarda Vieira Magalhães , Fernanda Oliveira de Paiva , Maria Eduarda Soares Alves

Orientador
Meire Cavalieri de Almeida

Primeiro membro da banca
Angela Aparecida Peters

Segundo membro da banca
Roberta Teixeira Pra

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Enfermagem

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Segurança do paciente, Cultura organizacional, Avaliação em enfermagem, Enfermagem

Abstract
Introduction: Different initiatives have been carried out with a view to improving the quality of patient care and safety in Brazil. However, compliance with these standards as a number of requirements does not seem to correspond to the actual incorporation of changes and improvement in security. Objectives: Evaluate the patient's safety culture in a philanthropic hospital in Minas Gerais, also possible differences between work, day and night shiftes Methods: This is an observational cross-sectional study. The study population consisted of nursing professionals working in this philanthropic institution. For the evaluation of the safety culture, the Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC), created by the Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), validated, translated and adapted transculturally in Brazil was used. In the analysis and interpretation of the data, the guidelines of the AHRQ were followed, and strengthened and fragile dimensions were observed. This work was approved by the Research Ethics Committee. Results: We included 118 participants in the study, 17.2% of these total nurses and the rest of the nursing technicians. No dimension of the security culture has been identified as strengthened in the institution. Fragile areas were considered: "communication openness", the "teamwork within units", the "staffing", the "handoffs and transitions", and the "nonpunitive response to error". In some dimensions, differences were observed by work shift, day and night. Conclusion: The analysis of the safety culture in this hospital can contribute to a better direction of conduct so as to ensure safer care

Resumo
Introdução: Diferentes iniciativas têm sido realizadas com vistas à melhoria da qualidade do cuidado e segurança do paciente no Brasil. Contudo, o cumprimento dessas normas como uma série de requisitos parece não corresponder à real incorporação de mudanças e melhoria na segurança. Objetivos: Avaliar a cultura de segurança do paciente em um hospital filantrópico de Minas Gerais, observando, ainda, possíveis diferenças por turnos de trabalho, diurno e noturno. Métodos: Trata- se de um estudo observacional do tipo transversal. A população de estudo foi constituída por profissionais de Enfermagem atuantes nessa instituição filantrópica. Para a avaliação da cultura de segurança foi utilizado o Inquérito Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente (HSOPSC), criado pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), validado, traduzido e adaptado transculturalmente no Brasil. Na análise e interpretação dos dados foram seguidas as orientações da AHRQ, sendo observadas dimensões fortalecidas e fragilizadas. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Foram incluídos 118 participantes no estudo, sendo 17,2% desse total enfermeiros e o restante técnicos de Enfermagem. Nenhuma dimensão da cultura de segurança foi identificada como fortalecida na instituição. Foram consideradas como áreas frágeis: a “abertura à comunicação”, o “trabalho em equipe entre as unidades hospitalares”, a “adequação de pessoal”, as “mudanças de turno e transição entre as unidades”, e as “respostas não punitivas aos erros”. Em algumas dimensões foram observadas diferenças por turno de trabalho, diurno e noturno. Conclusão: A análise da cultura de segurança nesse hospital pode contribuir para um melhor direcionamento de condutas com vistas a garantir uma assistência mais segura.

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