Estudo sobre o ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem


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Título
Estudo sobre o ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem

Autor(es)
Esther Suellem Rocha Silva, Sara Carvalho Ignácio, Taise Miguel Vieira

Orientador
Meire Cavalieri de Almeida

Primeiro membro da banca
Érika Bicalho de Almeida Brugger

Segundo membro da banca
Jussara Regina Martins

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Enfermagem

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Segurança do paciente, Competência profissional, Estudantes de enfermagem, Avaliação do ensino, Graduação em enfermagem

Abstract
Introduction: In Brazil, since 2013, with the implementation of the National Patient Safety Program, Patient Safety Centers have been a mandatory instance within services. Training in patient safety has been essential for professionals, which must be developed since graduation, with the inclusion of the topic in teaching being one of the axes of the National Program. Objectives: To analyze teaching about patient safety in undergraduate Nursing courses in the state of Minas Gerais. Methods: This is an observational, cross-sectional study. Higher education institutions that made subject syllabi publicly available were included. Data collection was based on the search for terms established in the Curricular Guide for teaching patient safety of the World Health Organization. Descriptive analyzes were carried out using frequencies. Comparisons were made using the Chi-square or Fisher Exact tests. Results: 25 higher education institutions in Nursing were included. Regarding patient safety topics in each of the 1462 disciplines observed, it was found that the most discussed topic was “interaction with patients and caregivers” (present in 24.8% of them), followed by “improvement in medication safety” (18.8%), “infection prevention and control” (17.8%) and “being part of an effective team” (13.9%). Some terms such as, for example, “Guilt culture” and “human fallibility” were not identified in any discipline. Conclusion: This work explains that many topics fundamental to teaching patient safety have been left aside by higher education institutions in Nursing. The analysis of the syllabi of different subjects offered in different courses demonstrates a superficiality in the pedagogical approach. It is necessary not only to update the curriculum syllabi, but also to review teaching-learning methods to develop the skills of future professionals.

Resumo
Introdução: No Brasil, desde 2013, com a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, os Núcleos de Segurança do Paciente são instância obrigatória dentro dos serviços. A capacitação em segurança do paciente tem sido essencial ao profissional, o que deve ser desenvolvido desde a graduação, sendo a inclusão do tema no ensino um dos eixos do Programa Nacional. Objetivos: Analisar o ensino sobre segurança do paciente nos cursos de graduação em Enfermagem do estado de Minas Gerais. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal. Foram incluídas as instituições de ensino superior que disponibilizassem ementas das disciplinas publicamente. A coleta de dados baseou-se na busca de termos estabelecidos no Guia Curricular para o ensino em segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde. Foram realizadas análises descritivas por meio de frequências. Comparações foram realizadas pelos testes Qui-quadrado ou Fisher Exato. Resultados: Foram incluídas 25 instituições de ensino superior em Enfermagem. Em relação aos tópicos de segurança do paciente em cada uma das 1462 disciplinas observadas, constatou-se que o tópico mais abordado foi a “interação com pacientes e cuidadores” (presente em 24,8% delas), seguido por “melhoria na segurança da medicação” (18,8%), “prevenção e controle de infecção” (17,8%) e “ser participante de uma equipe eficaz” (13,9%). Alguns termos como, por exemplo, “Cultura de culpa” e “falibilidade humana” não foram identificados em nenhuma disciplina. Conclusão: Este trabalho explicita que muitos tópicos fundamentais ao ensino da segurança do paciente têm sido deixados de lado pelas instituições de ensino superior em Enfermagem. A análise das ementas de diferentes disciplinas ofertadas em cursos diversos demonstra uma superficialidade na abordagem pedagógica. Faz-se necessário, não somente uma atualização das ementas curriculares, como também uma revisão dos métodos de ensino aprendizagem para o desenvolvimento de competências dos futuros profissionais.

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