Hábitos de utilização de mídias sociais na perspectiva dos estudantes de odontologia como ferramenta complementar no processo de ensino aprendizagem


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Título
Hábitos de utilização de mídias sociais na perspectiva dos estudantes de odontologia como ferramenta complementar no processo de ensino aprendizagem

Autor(es)
Anna Rita de Landa Soares, Marcela Toledo Cabido, Nathalia Dias Gatti Moreira de Souza

Orientador
Marcelo Tarcísio Martins

Primeiro membro da banca
Maria Carolina Santos Picinini

Segundo membro da banca
Antônio Marcio Lima Ferraz Junior

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Mídias sociais, Estudantes de odontologia, Universidades, Ensino aprendizagem, Benefícios, Malefícios

Abstract
Introduction. Introduction. Social media is defined as a set of online applications that allow users to develop and share content. Today, the best-known examples of social media include WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok, among others. Studies have emerged with the aim of understanding the role of social media in the academic environment and how they can be used to benefit students’ teaching and learning processes. In dentistry, the use of these resources has become increasingly promising among students for the purpose of acquiring dental knowledge. However, the excessive use of these tools has led to a debate about whether or not this changes the very form and structure of academic behavior and practices. Objectives. To evaluate the habits of using social media, in the context of the teachinglearning process, of undergraduate dentistry students at a higher education college in the city of Juiz de Fora - Minas Gerais. Methods. This is an observational, crosssectional study, with a questionnaire applied to students from the sixth to the eighth period of their undergraduate studies. Results. The average age of the study group was 23.1 years (plus or minus 3.4 years) and 77.6% were female. Of the students interviewed, 100% had access to the internet, of which 100% reported using WhatsApp and Instagram. Most students (36.5%) stated that they had been using these media for more than 10 years. Regarding the purpose of using these media, 65.9% of the participants reported using them for dental education. As a benefit, 81.2% reported exchanging opinions on certain subjects and 83.5% highlighted distraction while studying as a disadvantage. Conclusion. Given the above, the use of social media in learning was perceived positively, offering additional resources, but also increasing the time spent and the risk of addiction. Balancing productivity and avoiding addiction is crucial, requiring further research and institutional regulation.

Resumo
Introdução. As mídias sociais são definidas como um conjunto de aplicativos online que permitem, para os usuários, desenvolvimento e compartilhamento de conteúdos. Pode-se citar hoje como exemplos mais conhecidos de mídias sociais as plataformas do WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok, entre outras. Estudos surgiram com a finalidade de entender o papel das mídias sociais no ambiente acadêmico e como elas podem ser usadas a favor do processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Na odontologia a utilização desses recursos tem se tornado cada vez mais promissora entre seus estudantes, para fins de obtenção de conhecimento odontológico. No entanto, o uso excessivo dessas ferramentas levou a um debate sobre se isso muda ou não a própria forma e estrutura do comportamento e das práticas acadêmicas. Objetivos. Avaliar os hábitos de uso das mídias sociais, no contexto do processo de ensino-aprendizagem, dos estudantes da graduação de odontologia de uma faculdade de ensino superior da cidade de Juiz de Fora – MinasGerais. Métodos. Trata-se de um estudo de natureza observacional e tipologia transversal, com aplicação de um questionário para estudantes do sexto ao oitavo período da graduação. Resultados. A idade média do grupo estudado foi de 23,1 anos (mais ou menos 3,4 anos) e prevalência de 77,6% do sexo feminino. Dos alunos entrevistados 100% possuíam acessibilidade a internet, destes, 100% relataram usar WhatsApp e Instagram. A maior parte dos estudantes (36,5%) afirmaram fazer uso dessas mídias há mais de 10 anos. Quanto a finalidade do uso dessas mídias, 65,9% dos participantes relataram o uso pelo aprendizado odontológico. Como benefício, 81,2% apresentaram a troca de opiniões sobre determinados assuntos e 83,5% destacaram como malefício a distração ao estudar Conclusão. Mediante o exposto, a utilização das mídias sociais no aprendizado foi percebida positivamente, oferecendo recursos adicionais, mas também aumentando o tempo gasto e o risco de vício. Equilibrar produtividade e evitar dependência é crucial, demandando mais pesquisas e regulamentação institucional.

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