Humanização na assistência de enfermagem: uma reflexão a partir da realidade de uma unidade hospitalar
Autor(es)
Maria de Cássia Vieira Campos, Tatiana Mesquita Soares Garbois, Vanderléia das Graças Barbosa
Orientador
Estela Márcia Saraiva Campos
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Enfermagem
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Humanização, Sistema único de saúde, Assistência de enfermagem
Resumo
Objetivo: compreender, conhecer como no cotidiano do trabalho de enfermagem a prática de humanização vem ocorrendo; resgatando a humanização, buscando iniciativas capazes de melhorar o contato humano entre os profissionais de enfermagem e os usuários; avaliar o grau de satisfação dos usuários e da equipe de enfermagem em relação à assistência prestada; compreender a percepção do usuário sobre a humanização da assistência em uma unidade hospitalar; contribuir nas reflexões sobre as relações de trabalho da equipe de enfermagem e o vínculo com o usuário e conhecer e analisar a assistência humanizada, com base na Política Nacional de Humanização. Métodos: pesquisa de abordagem quanti-qualitativa de natureza exploratória com dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 21 profissionais de enfermagem e 31 usuárias do serviço de saúde. Os dados foram analisados e qualificam categorias estabelecidas. Num primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o SUS, a Política de Nacional de Humanização e os princípios ordenadores dos processos de trabalho. Resultados: a humanização é percebida de forma diferenciada da discussão atual sobre a humanização ainda se mantém enfatizada na figura pessoa-cliente, evidenciando a pouca atenção à humanização, num ambiente hospitalar. Sendo assim, visualizamos que deve ser melhorado o contato humano entre os profissionais de saúde e os usuários, em especial da equipe de enfermagem. Conclusões: em relação às usuárias, o nível de satisfação é alto, porém não associam a um atendimento humanizado, nem mesmo com seu direito de cidadão, relacionam esta satisfação somente ao fato de terem sido atendidas. E no que diz respeito aos profissionais percebemos que a grande maioria são benevolentes e atenciosos com os pacientes, com compromisso de oferecer um cuidado fundamentado na expressão do amor, cordialidade e compaixão embora não compreendem claramente a humanização no processo de trabalho, se sentindo pouco valorizado dentro do ambiente hospitalar.
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