Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Odontologia
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Educação à distãncia, Educação em odontologia, Telessaúde
Abstract
Introduction: Teledentistry means the use of Information and Communication Technologies (ICT) for consulting and education in the same way as is used in telehealth and telemedicine. Objective: To identify the knowledge and use of information and communication of technology tools for Odontology students of SUPREMA University, to study and solve issues related to work processes in order to guide the implementation of Teledentistry core of the institution. Methods: We conducted a study of descriptive nature cross-sectional, which adopted a non-probability sampling. They were investigated and evaluated through a closed survey with nominal and ordinal questions, about 275 students of Odontology course, from 1st to 8th period. A descriptive analysis of the data was performed and transcribed to a spreadsheet in Microsoft Excel, the frequency measures were analyzed. Results: Most of the evaluated students feel uncomfortable to read texts in English and uses e-mail daily, while only one student does not use the internet to study. With the increasing use of the Internet, the vast majority of students use mobile devices, also WhatsApp® and Facebook® for studying purposes. Many said they do not know the institution's Moodle Platform. According to the tools used by the students for scientific research, the most answered was the use of scientific websites. Conclusion: It was concluded that Odontology students are familiar with the Information and Communication Technologies (ICT), using multiple devices on a daily basis, being important tools for research, study and resolution of issues related to the work process.
Resumo
Introdução: Teleodontologia significa o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para consultoria e educação, da mesma maneira como é empregada na Telessaúde e Telemedicina. Objetivo: Identificar o conhecimento e utilização das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação por estudantes de Odontologia da SUPREMA, para estudar e resolver questões relacionadas aos processos de trabalho, de forma a nortear a implementação do Núcleo de Teleodontologia da Instituição. Métodos: Foi realizado um estudo de natureza descritiva do tipo transversal, que adotou uma amostragem não probabilística. Foram investigados e avaliados, através de um questionário fechado com questões nominais e ordinais, aproximadamente 275 estudantes do curso de Odontologia, do 1º ao 8º período. Foi realizada uma análise descritiva dos dados, assim transcritos para uma planilha em Microsoft Excel, e as medidas de frequência analisadas. Resultados: A maioria dos estudantes avaliados se sente pouco confortável para ler textos em inglês e entra ou faz uso de e-mail diariamente, sendo que um estudante não faz uso de internet para estudo. Com o aumento do uso da internet, a grande maioria dos estudantes usa dispositivos móveis, utilizando também WhatsApp® e Facebook® em estudo. Muitos responderam que não conhecem a Plataforma Moodle da Instituição. De acordo com as ferramentas utilizadas pelos estudantes para pesquisas científicas, o mais respondido foi o uso de sites científicos na internet. Conclusão: Foi possível concluir que os estudantes de Odontologia estão familiarizados com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), utilizando diversos dispositivos diariamente, sendo importantes ferramentas para pesquisa, estudo e resolução de questões relacionadas ao processo de trabalho.
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