Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Odontologia
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Ensino, Aprendizagem, Estudantes de odontologia, Educação em odontologia, Avaliação educacional
Abstract
Introduction. The learning style consists of a student's process of perceiving, processing, saving and remembering concepts in an efficient manner, and it also involves several factors that influence the preference of the type of learning of each student. Goals. Mapping and analyzing the learning profile of students from a School of Dentistry of Juiz de Fora – MG. Methods. It is a study characterized in the form of typology as a nature, and in a cross-sectional design, which evaluates the results of the Honey-Alonso questionnaire filled out by dentistry students of different periods. Results. There was no significant correlation between the profiles, except for the Pragmatic and Theoretical styles, the prevalence of each type per period was observed. Conclusion. The periods were marked by preferences as: first - active, second - theoretical and eighth - reflective, with this, the personalized implementation of the style - learning process will be able to interfere in the quality of teaching, especially in the dental educational field.
Resumo
Introdução. O estilo de aprendizagem consiste em um processo do aluno em perceber, processar, salvar e recordar os conceitos de maneira eficiente, e ainda envolve diversos fatores capazes de influenciar na preferência do tipo de aprendizado de cada estudante. Objetivos. Mapear e analisar o perfil de aprendizagem dos alunos de uma Faculdade de Odontologia de Juiz de Fora – MG. Métodos. Trata-se de um estudo caracterizado na forma de tipologia como de natureza, e em delineamento do tipo transversal, que avalia os resultados do questionário Honey-Alonso preenchido por alunos de Odontologia de diferentes períodos. Resultados. Não houve correlação significativa entre os perfis, com exceção dos estilos Pragmático e Teórico, foi observado a prevalência de cada tipo por período. Conclusão. Os períodos foram marcados pelas preferências como: primeiro – ativo, segundo – teórico e oitavo – reflexivo, com isso, a implementação personalizada do processo estilo-aprendizagem será capaz de interferir na qualidade do ensino, principalmente no campo educacional odontológico.
3 downloads desse documento
Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI repositorio@suprema.edu.br (32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025