Mudanças no ensino pré-clínico e clínico da odontologia durante a pandemia da COVID-19: uma revisão sistemática
Autor(es)
Ana Cecília Lodron Cocate , Geovana de Souza Alves , Lívia Maria Borges Ribeiro
Orientador
Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira
Primeiro membro da banca
Antônio Marcio Lima Ferraz Júnior
Segundo membro da banca
Marcelo Tarcísio Martins
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Odontologia
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Pandemia COVID-19, Educação em saúde bucal, Ensino clínico, Ensino pré-clínico
Abstract
Introduction. In December 2019, the first case of zoonosis, called Coronavirus 19, was confirmed in China. The disease spread causing a pandemic and consequently the need for confinement. Due to the direct exposure of the patient's oral cavity during treatment, the impact in the dental field was vehemently noticed, as well as in clinical and pre-clinical teaching. Thus, new measures were necessary to protect the health of teachers, students and patients. Goals. Analysis of changes in teaching dental practice during the COVID-19 pandemic. Methods. Bibliographic review of the most relevant articles published in PubMed, Scielo and VHL databases; identifying articles published between 2019 and 2021 by searching for keywords: “COVID-19 Pandemic”, “Dental Health Education”, “Clinical Education” and “Pre-Clinical Education”. Studies in which new biosafety measures, new screening methods and possible return to preclinical and clinical practice were included were included. Results. Eight studies investigated prevention control during teaching and clinical and pre-clinical procedures, with adaptation strategies and protocols that ensure the safety of students, teachers, staff and patients. The most cited virus prevention strategies were: telephone triage and pre-checking of patients undergoing treatment, guidance on distancing in waiting rooms and pre-clinical laboratories, use of mouthwash by the patient before procedures. It was also reported on the importance of using PPE's such as N95/PFF2 mask, disposable covers, goggles, face masks with shield and service in an airy place. Conclusion. The screening strategies and reinforcement of the rigorous use of PPE, contributed to the control of the spread of the virus. However, they were not fully effective for a safer return.
Resumo
Introdução. Em dezembro de 2019 foi confirmado na China o primeiro caso de zoonose, denominada Coronavírus 19. A doença se espalhou causando uma pandemia e consequentemente a necessidade de confinamento. Devido a direta exposição da cavidade bucal do paciente durante o tratamento, o impacto em âmbito odontológico foi veemente notado, assim como no ensino clínico e pré-clínico. Assim, novas medidas foram necessárias para proteger a saúde de professores, alunos e pacientes. Objetivos. Análise de mudanças no ensino da prática odontológica durante a pandemia da COVID-19. Métodos. Revisão bibliográfica dos artigos mais relevantes publicados nas bases de dados PubMed, Scielo e BVS; identificando artigos publicados entre 2019 à 2021 através da busca de palavras-chaves: “Pandemia COVID-19”, “Educação em Saúde Dental”, “Ensino Clínico” e “Ensino Pré-Clinico”. Estudos nos quais foram citados novas medidas de biossegurança, novos métodos de triagem e possível retorno da prática pré-clínica e clínica foram incluídos. Resultados. Oito estudos investigaram o controle de prevenção durante os ensinamentos e procedimentos clínicos e pré-clínicos, com estratégias de adaptação e protocolos que garantam a segurança dos alunos, professores, funcionários e pacientes. As estratégias de prevenção do vírus mais citadas foram: triagem telefônica e de pré-verificação dos pacientes em tratamento, orientação sobre o distanciamento nas salas de espera e laboratórios pré-clínicos, uso de enxaguantes bucais pelo paciente antes de procedimentos. Também foi relatado sobre a importância do uso de EPI’s como máscara N95/PFF2, coberturas descartáveis, óculos de proteção, máscaras faciais com escudo e atendimento em local arejado. Conclusão. As estratégias de triagem e reforço do uso rigoroso de EPI’s, contribuíram para o controle da disseminação do vírus. Entretanto, não foram totalmente efetivas para um retorno mais seguro.
downloads desse documento
Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI repositorio@suprema.edu.br (32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025