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Percepção de acadêmicos de odontologia frente a um sistema de avaliação cognitiva


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Título
Percepção de acadêmicos de odontologia frente a um sistema de avaliação cognitiva

Autor(es)
Daniela Senra Melo, Jonas Henrique Gouvêa Chagas , Vanessa Ferreira Victor

Orientador
Antônio Márcio Lima Ferraz Júnior

Primeiro membro da banca
Thalyta dos Reis Furlani Zouain Ferreira Neves Dias

Segundo membro da banca
Fernanda Ribeiro Porto

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Avaliação educacional, Meta-avaliação, Aprendizagem

Abstract
Introduction: The teaching of dentistry undergoes significant changes signaling a breakdown of paradigms in the formation of the future dental surgeon. An issue that is relevant in this context is cognitive evaluation. Therefore, the metaevaluation is an evaluation tool that seeks to know if the goals outlined adequately contemplate the proposed goal. Objective: To evaluate the perception of academic dentistry front of a new cognitive assessment system, through a metaevaluation applied institutionally after each evaluation. Methods: A total of 2140 meta-evaluations were completed after completion of each evaluation by the first to seventh graders of the Dentistry School of the Faculty of Medical Sciences and Health of Juiz de Fora (SUPREMA). This institutional meta-evaluation contains four issues, each with two distractors. They are: A) relationship between the contents covered in the tests and disciplines; B) whether the placeholders for the answers were adequate; C) the statements of the questions were easy to understand; D) if the time of the evaluations was sufficient to solve it; Students rated each question as satisfactory or unsatisfactory. Results: Of the 2140 metaevaluations evaluated, only 34 were discarded because they fit any of the exclusion standard. For question A were obtained 97.6% (2055) of satisfactory and 2.4% (51) unsatisfactory. To question B was obtained 92.7% (1953) of satisfactory and 7.3% (153) of unsatisfactory. For question C the result was 96.7% (2037) of satisfactory and 3.3% (69) of unsatisfactory. And for question D the result was 99.3% (2091) of satisfactory and 0.7% (15) of unsatisfactory The subjects of the 1st period showed a high rate of satisfactory results, above 90% in all evaluated issues. In the 2nd period, the question B of the discipline Introduction of Dentistry obtained ratio of 12.1% (11) of unsatisfactory. The subjects of the 3rd period demonstrate high satisfactory rate above 93%. For the 4th period, the indices showed the highest satisfactory rates, reaching a percentage above 97%. In the 5th period, the discipline that obtained the highest index of unsatisfactory results was Temporomandibular Dysfunction, presenting 13.3% (11) of unsatisfactory. In the 6th period, a satisfactory index was obtained, above 95%. The results obtained for the 7th period show that in the Integrated Clinical Childhood II discipline, in question A the unsatisfactory index was 11.4% (12) in question B the index was 32.4% (34), in question C The unsatisfactory index was 14.3% (15). Conclusion: In general, academics have a satisfactory view of the evaluation process adopted by the institution. Students of the 7th period have more critical attitudes about the new evaluation process, possibly as they were already inserted for longer in the system.

Resumo
Introdução: O ensino da Odontologia passa por mudanças significativas, sinalizando uma quebra de paradigmas na formação do futuro cirurgião-dentista. Uma questão que se apresenta relevante neste contexto é a avaliação cognitiva. Diante disso, a meta-avaliação é um instrumento avaliativo, que busca saber se as metas traçadas contemplam de forma adequada o objetivo proposto. Objetivo: Avaliar a percepção dos acadêmicos de Odontologia frente a um novo sistema de avaliação cognitivo, por meio de uma meta-avaliação, aplicada institucionalmente após cada avaliação. Métodos: Foram analisadas 2140 meta-avaliações que foram preenchidas após o término de cada avaliação, pelos acadêmicos do primeiro ao sétimo período do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA). Essa meta-avaliação institucional contém quatro questões, cada uma com dois distratores. São elas: A) relação entre os conteúdos abordados nas provas e disciplinas; B) se os espaços reservados para as respostas foram adequados; C) se os enunciados das questões foram de fácil compreensão; D) se o tempo das avaliações foi suficiente para resolvê-la; Os alunos avaliaram cada questão como satisfatório ou insatisfatório. Resultados: Das 2140 meta-avaliações avaliadas, 34 foram descartadas por se enquadrarem em algum dos critérios de exclusão. Para a questão A foram obtidos 97,6% (2055) de satisfatório e 2,4% (51) insatisfatório. Para a questão B obteve-se 92,7% (1953) de satisfatório e 7,3% (153) de insatisfatório. Para a questão C o resultado foi de 96,7% (2037) de satisfatório e 3,3% (69) de insatisfatório. E para a questão D o resultado obtido foi de 99,3% (2091) de satisfatório e 0,7% (15) de insatisfatório. As disciplinas do 1º período apresentaram um alto índice de resultados satisfatório, acima de 90% em todas as questões avaliadas. No 2°, a questão B da disciplina de Introdução à Dentística obteve índice de 12,1% (11) de insatisfatório. Nas disciplinas do 3º encontrou-se alto índice de satisfatório, acima de 93%. Para o 4º período os índices foram maiores de satisfatório, chegando a um percentual acima de 97%. No 5º período a disciplina que obteve maior índice de resultados insatisfatórios foi a Disfunção Temporomandibular, apresentando 13,3% (11) de insatisfatório. No 6º período obteve-se alto índice de satisfatório, acima de 95%. Os resultados obtidos para o 7º mostram que, na disciplina Clínica Integrada Infantil II, na questão A o índice de insatisfatório foi de 11,4% (12) e na questão B o índice foi de 32,4% (34), na questão C o índice de insatisfatório foi de 14,3% (15). Conclusão: De forma geral, os acadêmicos possuem uma visão satisfatória acerca do processo avaliativo adotado pela instituição. Os estudantes do 7° período possuem atitudes mais críticas sobre o novo processo avaliativo, possivelmente por já se encontrarem inseridos há mais tempo no sistema.

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