Percepção de estudantes de odontologia sobre a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas
Autor(es)
Camila de Araujo Perucci Vieira , Rebeca França Panz
Orientador
Fernanda Ribeiro Porto
Primeiro membro da banca
Antônio Marcio Lima Ferraz Júnior
Segundo membro da banca
Cleide Gisele Ribeiro
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Odontologia
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Estudantes de odontologia, Aprendizagem baseada em problemas, Tecnologia educacional
Abstract
Introduction: Problem-based learning (PBL) is an active teaching and learning methodology that aims to improve students' knowledge, through the development of skills related to the resolution of clinical and theoretical problems, under the guidance of a tutor teacher. The methodology began to be part of the curriculum of Dentistry courses from 1990 onwards in several dental programs in the world, however in most cases in hybrid curricula, instead of complete PBL programs. Objective: This study aimed to assess the perception of dental students about the active methodology based on problem-based learning. Methods: Based on the questionnaire used in the study by Binshabaib et al., 2019, an online questionnaire was developed and sent to students from the 2nd to the 8th period of Dentistry at Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema, containing nine questions about PBL. Results: 79 questionnaires were answered, and most students considered PBL to be an interesting methodology, which can improve their decision-making skills and turn them into active information processors. In addition, most agreed that this methodology improves the ability to conduct research on the internet and the library and to organize their knowledge. There were significant differences in the answers by period in some questions, showing that as the course progresses, students see PBL more positively. Conclusion: The study revealed that Dentistry students at the Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema perceived PBL in a satisfactory way.
Resumo
Introdução: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem que visa aperfeiçoar os conhecimentos dos estudantes por meio do desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas clínicos e teóricos, sob a orientação de um professor tutor. Começou a fazer parte do currículo dos cursos de Odontologia a partir de 1990 em diversos cursos de graduação e pós-graduação do mundo, mas em grande parte dos casos em currículos híbridos, intercalando com a metodologia convencional de ensino-aprendizagem. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes sobre a Aprendizagem Baseada em Problema. Métodos: Foi desenvolvido e enviado um questionário online para estudantes do 2º ao 8º período de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema, contendo nove questões acerca da ABP. Resultados: Foram respondidos 79 questionários, sendo que 87,4% dos estudantes considerou a ABP uma metodologia interessante, que pode melhorar suas habilidades de tomada de decisão e transformá-los em processadores ativos de informação. Além disso, 91,2% dos estudantes concordaram que essa metodologia melhora a capacidade de realizar pesquisas na internet e biblioteca e de organizar seus conhecimentos. Resultados mostraram que a medida que ocorre o avanço no curso, os estudantes enxergam a ABP de forma mais positiva. Conclusão: O estudo revelou que os estudantes de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema perceberam a aprendizagem baseada em problemas, por meio da articulação interdisciplinar, de forma satisfatória e capaz de contribuir para sua formação.
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