Percepção do aluno frente à utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de graduandos em odontologia


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Título
Percepção do aluno frente à utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de graduandos em odontologia

Autor(es)
Nicole Reis Miranda , Raquel Assunção, Sueli Aparecida da Silva

Orientador
Antônio Márcio Lima Ferraz Júnior

Primeiro membro da banca
Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira

Segundo membro da banca
Rodrigo Guerra de Oliveira

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Avaliação educacional, Aprendizagem, Metodologia

Abstract
Introduction: The recent process of teaching and learning involves active and more autonomous participation of the students. Therefore, knowledge is built by both teacher and student. Thus, the student is able to achieve technical excellence associated to critical reasoning. Objective: To evaluate the perception of the students in Dentistry, of the Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), facing the use of multidisciplinary articulation and portfolio in the teaching-learning process. Methodology: Observational and transversal study, in which 160 students were evaluated. 20 students of each semester were randomly selected and answers obtained through the proposed questionnaire. Results: 82% (130) of the participants included in the research were women and 18% (29) were men. The average age was 21 years, being 18 the lower age and 39 the higher age. 64% (102) of the participants totally agree and 30% (47) partially agree that the multidisciplinary articulation contributed in order to increase the capability of communication in both oral and written forms. 67.2% (107) of respondents agreed completely and 29.55% (47) partially agreed that interdisciplinary coordination contributed to increase the ability to communicate in oral and written. About the portfolio, 89% (88) of the students, from the fourth to the eighth semesters, totally agreed that there was greater incentive to improve their development when they received enough in the portfolio and/or rave reviews; none of the students disagreed. Conclusion: It was possible to notice that the students have a satisfactory and efficient vision about the use of both the multidisciplinary articulation and the clinical portfolio. However, generally, the students of the eighth semester were the ones who agreed the most partially and/or disagreed about some questions on these methodology.

Resumo
Introdução: O processo de ensino-aprendizagem atual envolve a participação centrada no aluno, trazendo o professor como guia e não fonte de informação. Sendo assim, a construção do conhecimento é em conjunto aluno-professor. Com isso o aluno pode adquirir uma excelência técnica associada a um pensamento crítico. Objetivo: Avaliar a percepção dos graduandos em Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA) frente à utilização da articulação interdisciplinar e do portfólio no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Estudo observacional e transversal, onde foram avaliados 160 alunos. Foram selecionados aleatoriamente 20 alunos de cada período e obtidas respostas por meio do questionário proposto. Resultados: Dos participantes incluídos na pesquisa, 82% (130) eram do gênero feminino e 18% (29) do masculino e a média de idade foi de 21 anos, sendo 18 anos a menor idade e 39 a maior idade. 64% (102) dos participantes concordaram totalmente e 30% (47) concordaram parcialmente que a metodologia da articulação interdisciplinar contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de aprender e atualizar de forma autônoma. 67,2% (107) dos participantes concordaram total e 29,55% (47) concordaram parcialmente que a articulação interdisciplinar contribuiu para ampliar a capacidade de comunicação nas formas oral e escrita. Em relação ao portfólio, 89% (88) dos alunos, do quarto ao oitavo período, concordaram totalmente que houve maior estímulo para aperfeiçoar os seus desempenhos ao receberem suficiente no portfólio e/ou comentários elogiosos; nenhum aluno discordou. Do primeiro ao terceiro período, não responderam questões relacionadas ao portfólio devido o uso deste ser iniciado ao final do terceiro período na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Conclusão: Pôde-se perceber que os acadêmicos possuem uma visão satisfatória e eficiente quanto à utilização da articulação interdisciplinar e do uso do portfólio clínico. Entretanto, de uma maneira geral, o oitavo período foi o que mais concordou parcialmente e/ou discordou de algumas questões formuladas sobre essas metodologias.

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