Percepção dos alunos de enfermagem sobre o Programa Integrador


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Título
Percepção dos alunos de enfermagem sobre o Programa Integrador

Autor(es)
Adilson Borges, Ilza Maria Vieira Teixeira, Maria Regina de Oliveira

Orientador
Beatriz Francisco Farah

Coorientador
Maria Aparecida Nogueira Schmitt

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Enfermagem

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Programa integrador, Formação na graduação, Formação superior

Resumo
O Programa Integrador (Pl) é um projeto da FCMS/JF de parceria com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Busca proporcionar aos alunos condições de inserção em contextos reais de aprendizagem, pela integração aos serviços de saúde e comunidade. Espera-se que os discentes sejam formados, comprometidos com a ética, a cidadania e a promoção da saúde integral do ser humano, diretrizes preconizadas pelo MEC, ainda em construção nos cursos da área de saúde O Pie um projeto em construção. Objetivo: conhecer a percepção dos discentes sobre a importância do Programa Integrador na sua formação académica. Método pesquisa quanti-qualitativa, descritiva. Utilizou-se de questionário semi-estruturado aos discentes do curso de Enfermagem da FCMS/JF do 2º ao 7º periodos, totalizando 93 discentes. Resultados: os discentes iniciantes no curso, do segundo ao quarto períodos, apresentaram maior índice de entendimento da proposta do Pl. Os do quinto ao sexto períodos mostraram alguma resistência com relação à forma de organização do Pl. Os discentes, após cumprirem todas as etapas do PI. demonstraram que assimilaram, progressivamente, a importância do PI na vida profissional, bem como sua interação com as comunidades atendidas. Os agentes comunitários de saúde demonstraram precisar de mais esclarecimento sobre o projeto, assim como de mais envolvimento deles no Programa. Com relação à metodologia do Pl, observou-se que, uma vez os envolvidos tenham boa aceitação da proposta, ela demonstra nortear satisfatoriamente os discentes. A pesquisa apontou que a maioria dos alunos entende as atividades como importantes ao seu desenvolvimento profissional e pessoal, na busca da humanização no trato dos atendidos. A interação professor/aluno revelou que 40% dos discentes possuíam uma boa interação. Com relação à importância do Pl para vida acadêmica, verificou-se que contribui para o conhecimento de novas realidades, entendimento do processo saúde-doença, humanização da assistência e a importância do trabalho em equipe. Considerações Finais: A pesquisa possibilitou a compreensão de que o PI contribui para a formação dos futuros profissionais de saúde, enquanto cidadãos ativos no processo de transformação social e não meramente agentes passivos do processo de mudanças, atendendo às diretrizes propostas pelo MEC.

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