Resumo
O Programa Integrador (Pl) é um projeto da FCMS/JF de parceria com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Busca proporcionar aos alunos condições de inserção em contextos reais de aprendizagem, pela integração aos serviços de saúde e comunidade. Espera-se que os discentes sejam formados, comprometidos com a ética, a cidadania e a promoção da saúde integral do ser humano, diretrizes preconizadas pelo MEC, ainda em construção nos cursos da área de saúde O Pie um projeto em construção. Objetivo: conhecer a percepção dos discentes sobre a importância do Programa Integrador na sua formação académica. Método pesquisa quanti-qualitativa, descritiva. Utilizou-se de questionário semi-estruturado aos discentes do curso de Enfermagem da FCMS/JF do 2º ao 7º periodos, totalizando 93 discentes. Resultados: os discentes iniciantes no curso, do segundo ao quarto períodos, apresentaram maior índice de entendimento da proposta do Pl. Os do quinto ao sexto períodos mostraram alguma resistência com relação à forma de organização do Pl. Os discentes, após cumprirem todas as etapas do PI. demonstraram que assimilaram, progressivamente, a importância do PI na vida profissional, bem como sua interação com as comunidades atendidas. Os agentes comunitários de saúde demonstraram precisar de mais esclarecimento sobre o projeto, assim como de mais envolvimento deles no Programa. Com relação à metodologia do Pl, observou-se que, uma vez os envolvidos tenham boa aceitação da proposta, ela demonstra nortear satisfatoriamente os discentes. A pesquisa apontou que a maioria dos alunos entende as atividades como importantes ao seu desenvolvimento profissional e pessoal, na busca da humanização no trato dos atendidos. A interação professor/aluno revelou que 40% dos discentes possuíam uma boa interação. Com relação à importância do Pl para vida acadêmica, verificou-se que contribui para o conhecimento de novas realidades, entendimento do processo saúde-doença, humanização da assistência e a importância do trabalho em equipe. Considerações Finais: A pesquisa possibilitou a compreensão de que o PI contribui para a formação dos futuros profissionais de saúde, enquanto cidadãos ativos no processo de transformação social e não meramente agentes passivos do processo de mudanças, atendendo às diretrizes propostas pelo MEC.