Repositório Institucional - RI

 

Relato de experiência de Mentoring em estudantes da área da saúde: repercussões e dialética


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.suprema.edu.br/d/66cccd164b614

Visualizar Arquivo
 

 
Título
Relato de experiência de Mentoring em estudantes da área da saúde: repercussões e dialética

Autor(es)
Larissa Cruvinel Leite, Larissa Vitoria Dornelas, Laura de Souza Bechara Secchin, Renata Araújo Campos Dall’Orto

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Identificador DOI
DOI: 10.5935/2674-7960.v9-0004

Nome do Periódico
Revista Brasileira de Ciências Médicas e da Saúde

Volume
9

Número
9

ISSN
2674-7960

Assunto
Tutoria, Orientação profissional, Estudantes de ciências da saúde, Educação médica

Abstract
Introduction: The undergraduate student’s mental health has been a concern in higher education institutions (HEIs). In order to promote comprehensive training and minimize these problems, some strategies have been offered by HEIs, such as mentoring programs. Objective: To report the experience of a mentoring program, which has been under development for 6 years, among undergraduate students in the health area, in a private institution. Experience report: The Mentoring Program of the Faculty of Medical and Health Sciences of Juiz de For a (FCMS/ JF – Suprema) started to be implemented, gradually in 2016, as mandatory and homogeneous in terms of period and course. In 2019, the program was restructured, becoming optional, with students from different periods. In 2021, in a pandemic context, we inaugurated e-mentoring at the institution. Discussion: Mentoring can be a preventive intervention, helping students to recognize their weaknesses and strengths in their academic and later professional lives. Through this strategy, the mentor, a reference for the student, can report his own experience that may be similar to that experienced by the young student. And together, develop objectives to face the aspects reported during the mentoring groups and follow up on demands during the meetings. Conclusion: The way of organizing the program, the mentoring environment, the mentor profile and institutional support are important conditions to be considered for the program to be an effective support tool for those involved in the process.

Resumo
Introdução: A saúde mental do estudante de graduação tem sido motivo de preocupação nas instituições de ensino superior (IES). Com o objetivo de promover uma formação integral e minimizar esses problemas, algumas estratégias têm sido oferecidas pelas IES, como os programas de Mentoring. Objetivo: Relatar a experiência de um programa de Mentoring, em desenvolvimento há 6 anos, entre estudantes da graduação da área da saúde, em uma instituição privada. Relato de Experiência: O Programa de Mentoring da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF – Suprema) começou a ser implementado, de forma gradativa em 2016 como obrigatório e homogêneo em termos de período e curso. Em 2019 foi realizada uma reestruturação do programa que passou a ser opcional e composto por estudantes de diferentes períodos. No ano de 2021, em um contexto pandêmico, foi inaugurado o e-Mentoring na Instituição. Discussão: O Mentoring pode ser uma intervenção preventiva, auxiliando o estudante a reconhecer as suas fragilidades e fortalezas em sua vida acadêmica e posterior vida profissional. Por meio desta estratégia, o mentor, referência para o discente, pode relatar sua própria experiência que pode ser similar à vivenciada pelo jovem estudante, e juntos desenvolver objetivos de enfrentamento dos aspectos relatados durante os grupos de mentoria e acompanhamento das demandas ao longo dos encontros. Conclusão: O modo de organização do Programa, o ambiente do Mentoring, o perfil do mentor e o suporte institucional são condições importantes a serem consideradas para que o programa seja uma ferramenta de suporte efetiva aos envolvidos no processo.

1 downloads desse documento

Repositório Institucional - RI
Todos os Direitos Reservados 2025