Satisfação e autoconfiança de estudantes de medicina com simulação realística no enfrentamento da COVID-19
Autor(es)
Amanda Campos Querubino, Anna Luiza Machado Nogueira, Ana Luísa dos Santos Maciel, Margareth Alves Bastos e Castro, Mirna Granato Salomão Nagib Marques, Roberta Teixeira Prado
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Identificador DOI
DOI: 10.5935/2674-7960.v11-0007
Nome do Periódico
Revista Brasileira de Ciências Médicas e da Saúde
Volume
11
Número
11
ISSN
2674-7960
Assunto
Simulação, Vírus da SARS, Educação médica
Abstract
Introduction: training and simulations has been shown to be useful and effective during the covid-19 pandemic, for the continuity of high quality medical learning and for preparation in medical practice without exposing the students to risks of life. Objective: evaluate satisfaction and self-confidence of medical students after participating in a realistic simulation with clinical situations in care faced in the covid-19 pandemic. Methods: observational, quantitative study, with students from the 11th and 12th semester of medicine at a private educational institution, who participated in three clinical simulation stations: management of asystole, transmission of bad news, identification of cardiogenic shock applied to cases of covid-19. Initially, they answered a sociodemographic questionnaire and later another questionnaire about satisfaction and self-confidence in the learning acquired (scale of satisfaction and self-confidence in learning created by the national league for nursing - nln). Results: the sample is composed of 11 students, six women (54.54%) and five men (45.45%), whose average age is 24 years (24 ± 1.8 years). The answers were uniform in both the satisfaction and self-confidence in learning sections. As positive aspects of the method used, it can be highlighted: the simulation methods implemented, the way the teacher taught the content, the materials and resources used, in addition to the selection of the content covered. Conclusions: the realistic simulation in the context of covid-19 proved to be effective and generated high levels of satisfaction and self-confidence in students in the last graduation periods.
Resumo
Introdução: A capacitação por simulação tem se mostrado útil e eficaz durante a pandemia da COVID-19 para o aprendizado médico de qualidade sem exposição do estudante ao risco de contaminação. Objetivo: Avaliar a satisfação e autoconfiança de estudantes de Medicina após a participação em simulação realística envolvendo situações clínicas na assistência frente à pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, quantitativo, realizado com estudantes do 11º e 12º períodos de Medicina de uma instituição de ensino privada que participaram de três estações de simulação clínica sobre manejo da assistolia, transmissão de más notícias, identificação do choque cardiogênico aplicados a casos de COVID-19. Inicialmente os estudantes responderam um questionário sociodemográfico e posteriormente às simulações, outro questionário sobre satisfação e autoconfiança na aprendizagem adquirida (escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem criada pela National League for Nursing - NLN). Resultados: A amostra é composta por 11 estudantes, sendo seis mulheres (54,54%) e cinco homens (45,45%), cuja média de idade é de 24 anos (24 ± 1,8 anos). De modo geral, as respostas obtidas foram uniformes tanto na seção de satisfação quanto na de autoconfiança na aprendizagem. Como aspectos positivos do método empregado nesta pesquisa podem-se destacar: o método de simulação implementado, o modo como o facilitador conduziu o processo, os materiais e recursos utilizados, além da seleção do conteúdo abordado. Conclusão: A simulação realística no contexto da COVID-19 mostrou-se eficaz e gerou grande satisfação e autoconfiança em estudantes dos últimos períodos de graduação.
2 downloads desse documento
Repositório Institucional - RI Todos os Direitos Reservados 2025