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Técnica da distração no controle do medo e da ansiedade durante o atendimento odontopediátrico: uma revisão sistemática


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Título
Técnica da distração no controle do medo e da ansiedade durante o atendimento odontopediátrico: uma revisão sistemática

Autor(es)
Júlia Henriques Lamarca

Orientador
Camila Faria Carrada

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontopediatria

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Técnica de distração, Ansiedade, Medo

Abstract
Objective: The aim of the study was to review the literature on distraction techniques in the control of fear and anxiety during pediatric dental care. Methods: The systematic search for randomized clinical trials on the distraction technique within the group of non-pharmacological therapies was conducted on the PubMed® platform. Studies were selected and data were extracted to assess the methodological quality of the studies. Data were descriptively analyzed. Results: Twelve studies covering various types of distraction technique (3D glasses, 2D glasses, headphones, VEES, computer screens, iPad, TV, ceilingattached screens, hypnosis, virtual reality, and humanoid robot) were included. The analysis showed that the effectiveness of distraction techniques in controlling fear and anxiety in children depends on the type of distraction, instruments used, and the dental procedure. Conclusion: Most distraction techniques can be effective in managing dental fear and anxiety control in children.

Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre as técnicas de distração no controle de medo e ansiedade durante o atendimento odontopediátrico. Métodos: A busca sistemática de ensaios clínicos randomizados sobre técnica de distração, dentro do grupo das terapias não farmacológicas foi conduzida na plataforma PubMed®. Foram selecionados estudos e dados foram extraídos para avaliação da qualidade metodológica dos estudos. Os dados foram analisados descritivamente. Resultados: Doze estudos abordando diversos tipos de técnica de distração (óculos 3D, óculos 2D, fones de ouvido, VEES, telas de computador, iPad, TV, telas conectadas ao teto, hipnose, realidade virtual e robô humanoide) foram incluídos. A análise mostrou que a efetividade das técnicas de distração no controle de medo e ansiedade em crianças depende do tipo de distração, instrumentos usados e do procedimento odontológico. Conclusão: A maioria das técnicas de distração podem ser eficazes no gerenciamento do controle do medo e ansiedade odontológica em crianças.

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