Teste de progresso: uma análise da percepção do estudante de odontologia com os resultados obtidos pelo teste


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Título
Teste de progresso: uma análise da percepção do estudante de odontologia com os resultados obtidos pelo teste

Autor(es)
Beatriz Geraldi dos Santos , Lidyane Camila Ribeiro, Inácio Luciana D’angelo Rezende

Orientador
Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira

Primeiro membro da banca
Fernanda Ribeiro Porto

Segundo membro da banca
Antônio Márcio Lima Ferraz Júnior

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Educação em odontologia, Avaliação em educação, Motivação

Abstract
Introduction. To progressively improve the way to assess it is necessary to analyze the perception of the student. The TP associated with metaevaluation is an important tool in the learning / teaching / learning in a formative education. Goal. To correlate the meta-evaluation of the TP applied in 2014 in FCMS/JF with the results obtained by the students from the 1º to 8º periods on the same test. Method. After the accomplishment of the TP2014, it was applied to the students a meta-evaluation composed by questions with the following contents: (I) degree of difficulty of the test; (II) clarity and objectivity of the wording of the questions; (III) if the informations/instructions were enough to solve the questions; (IV) if the academic studied all the contents and (V) the time to conclude the exam. The results obtained in TP 2014 were related to the answers collected from the meta-evaluation. To describe the variables we used average, expressed as a percentage, for the TP2014 and percentages for the Meta-evaluation to correlate period with the Meta-evaluation we used the Q - square test. The level of significance was p ?0.05.Results. It could be observed by the TP that there was an increase in cognitive gain of the students from 1º to 8º period, both the basic area and specific area, but can be perceived in the last periods a lower average than expected due to lack of motivation expressed by the students. Conclusion. By correlating the TP and the meta-evaluation it follows that the academic has reliable self-perception to the results obtained by the test and they justify the low average hits in the last periods as lack of motivation, that can be changed by teacher motivation actions.

Resumo
Introdução. Para aprimorar progressivamente a forma de avaliar, é necessário analisar a percepção do estudante. O Teste de Progresso (TP) associado à meta-avaliação é importante ferramenta no aprender/ensinar/aprender em uma educação formativa. Objetivo. Correlacionar a meta-avaliação do TP aplicado em 2014 na FCMS/JF com os resultados obtidos pelos alunos do 1º ao 8º períodos no mesmo teste. Método. Após a realização do TP2014, foi aplicado aos estudantes uma meta-avaliação composta por questões com os seguintes conteúdos: (I) grau de dificuldade do teste; (II) clareza e objetividade dos enunciados das questões; (III) se as informações/instruções foram suficientes para resolver as questões; (IV) se o acadêmico estudou todos os conteúdos e (V) o tempo para concluir a prova. Os resultados obtidos no TP2014 foram correlacionados com as respostas coletadas da meta-avaliação. Para descrever as variáveis foi utilizado média, expressa em percentagem, para o TP2014 e percentuais para a Meta-avaliação, para se correlacionar período com a Meta-avaliação foi utilizado o teste Q – quadrado. O nível de significância considerado foi p?0,05. Resultados. Pôde-se observar através do TP que houve um aumento do ganho cognitivo dos alunos do 1º para o 8º, tanto na área básica, quanto na área especifica, porém percebe-se nos últimos períodos uma média menor do que a esperada devido a falta de motivação expressada pelos alunos. Conclusão. Ao correlacionar o TP e a Metaavaliação conclui-se que o acadêmico possui autopercepção fidedigna aos resultados obtidos pelo teste e justificam a baixa média de acertos nos últimos períodos como falta de motivação, podendo ser mudada através de ações de motivação docente.

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