Avaliação dos erros produzidos ao exame radiográfico periapical: uma revisão sistemática de literatura
Autor(es)
Isis Loque Carneiro , Laura Duarte Gaspar
Orientador
Marcelo Tarcísio Martins
Primeiro membro da banca
Luciano Ambrosio Ferreira
Segundo membro da banca
Maria Carolina Santos Picinini
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Odontologia
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Radiografia, Educação em odontologia, Controle de qualidade, Odontologia
Abstract
Introduction. Intraoral radiographs are commonly used by dentistry students and dentists, being responsible for providing complementary information for planning, diagnosis, treatment of pathological conditions and prosecution of clinical cases. Unsatisfactory images resulting from technical failures, can produce underutilized diagnostic or even generate interpretation errors. Objectives. Review and discuss technical errors in intraoral radiographs performed by dental students. Methods. Bibliographic review of the most relevant articles published in the MEDLINE (National Library of Medicine), LILACS, SCIELO and google academic databases, focusing on those published between 2000 and 2020 through the search for keywords: “radiography”, “education”, “dental”, “quality control”, "dentistry". Results. According to the scientific literature, there is a high incidence of errors made by dental students during graduation. Among the technical ones, the most frequent is the wrong position of the film, followed by horizontal angulation error, elongated image, shortened image, half moon shape, film folded, blurred image, wrong position of the perforation and radiographic exposure on the opposite side of the film. Among the processing, the most common erros were: low density image, yellowish image, scratched radiography, stained radiography, image with digital printing, partially developed image. Conclusion. The most observed errors, made by dentistry students, were: the wrong positioning of the film and the low density image, being technical and processing errors, respectively. It can be said that by reducing errors, the amount of the dose dispensed to the patient is decreased; the loss of films and processing solutions is also reduced, consequently minimizing the environmental impact and optimizing the teachinglearning process.
Resumo
Introdução. As radiografias intrabucais são muito utilizadas pelos acadêmicos do curso de Odontologia e pelo cirurgião-dentista, sendo responsáveis pelo fornecimento de informações complementares para o planejamento, diagnóstico, tratamento de condições patológicas e proservação dos casos clínicos. Imagens inadequadas e insatisfatórias resultantes de falhas técnicas, podem produzir imagens que são diagnosticamente subaproveitadas ou ainda gerar erros de interpretação. Objetivos. Revisar e discutir os erros técnicos em radiografias intrabucais realizadas por acadêmicos de odontologia. Métodos. Revisão bibliográfica dos artigos mais relevantes publicados nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SCIELO e google acadêmico, com foco naqueles publicados entre 2000 e 2020 através da busca de palavras-chaves: “radiography”, “education”, “dental”, “quality control”, "dentistry". Resultados. De acordo com a literatura científica, há alta incidência de erros cometidos por acadêmicos de odontologia durante a graduação. Dentre os de técnica, destaca-se como mais frequente o posicionamento do filme, seguido do erro de angulação horizontal, radiografia alongada, encurtada, meia lua, dobra do filme, borrada ou tremida, posicionamento do picote e exposição pelo lado contrário do filme. Dentre os de processamento, destacam-se: radiografia clara, amarelada, riscada, filme manchado, escura, com impressão digital, revelação parcial e velamento. Conclusão. Os erros mais observados, produzidos pelos acadêmicos de odontologia, foram: de técnica, o erro de posicionamento do filme e de processamento, radiografias claras. Pode-se dizer que diminuindo-se os erros, diminui-se a quantidade da dose dispensada ao paciente; diminui-se também a perda de filmes e das soluções processadoras, consequentemente, miniminiza o impacto ambiental e otimiza o processo ensino-aprendizado.
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