Importância da simulação realística na evolução de acadêmicos de enfermagem na urgência e emergência: revisão sistemática
Autor(es)
Bruna de Oliveira Cezano Cost, Carolina de Almeida Ferreira
Orientador
Angela Aparecida Peters
Coorientador
Roberta Teixeira Prado
Primeiro membro da banca
Adriana Elisa Carcereri de Oliveira
Segundo membro da banca
Rita de Cássia Almeida Costa
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Enfermagem
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Estudante de enfermagem, Treinamento em simulação, Enfermagem em emergência
Abstract
Introduction: Urgency and emergency is a dynamic and highly complex scenario, in which professionals, attention, organization, planning, resources and qualification are required. Most of the time, the people responsible for these units are not prepared and qualified, which makes it necessary to improve the professionals early in the undergraduate environment. This educational qualification process is important for the reduction of errors, such as those that occur in the screening service, and in the improvement of the professionals still in graduation. Objective: To analyze the scientific production about realistic simulation as a teaching strategy for undergraduate nursing studies on urgency and emergency. Method: This is a systematic review study (SR) that sought to research scientific articles on the theme of the importance of realistic simulation in the evolution of nursing students in urgency and emergency. Articles published in the years 2015 to 2019 available free of charge both in English and Portuguese and that address the topic were included. Theses and dissertations were excluded, as well as articles that were more than 5 years old, not related to the objective of this study or that were in other languages. Results: By reading titles and abstracts, and following the inclusion and exclusion criteria, 119 articles were excluded, which were not in accordance with the theme or gave way to the theme. 34 articles were evaluated for eligibility. Of these, 24 articles were in accordance with the theme, being included in this review. Conclusion: The evidence included in this study demonstrated a positive result regarding the insertion of realistic simulation in the training of nursing students as an active methodology. It is an important tool that helps assimilating theory with practice as well as helping in the formation of clinical reasoning and decision making.
Resumo
Introdução: A urgência e emergência é um cenário dinâmico e de alta complexidade, no qual exige dos profissionais atenção, organização, planejamento, recursos e qualificação. Na maioria das vezes os responsáveis por essas unidades não estão preparados e qualificados, o que se torna necessário o aperfeiçoamento precoce dos profissionais ainda em ambiente de graduação. Esse processo de qualificação educacional é importante para redução de erros, como os que acontecem no atendimento à triagem, e aperfeiçoamento dos profissionais. Objetivos: Analisar a produção cientifica acerca da simulação realística como estratégia de ensino de graduação de enfermagem sobre a urgência e emergência. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão sistemática (RS) que buscou pesquisar artigos científicos acerca da temática e importância da simulação realística na evolução de acadêmicos de enfermagem na urgência e emergência. Foram incluídos artigos publicados nos anos de 2015 a 2019, disponíveis gratuitamente na íntegra em inglês e português, que abordem o tema e excluídos teses e dissertações, artigos cuja publicação tenha mais de 5 anos, que não estejam relacionados ao objetivo desse estudo ou que estejam em outros idiomas. Resultados: Através da leitura de títulos e resumos, e seguindo os critérios de inclusão e exclusão, foram excluídos 119 artigos que não estavam de acordo com a temática ou davam fuga ao tema, sendo assim, 34 artigos foram avaliados para elegibilidade. Destes, 24 artigos estavam de acordo com a temática, sendo incluídos nesta revisão. Conclusão: As evidências incluídas neste estudo demonstraram um resultado positivo referente inserção da simulação realística na formação dos estudantes de enfermagem como uma metodologia ativa. É uma ferramenta importante que contribui para assimilar a teoria com a prática bem como ajudar na formação de raciocínio clínico e tomadas de decisões.
3 downloads desse documento
Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI repositorio@suprema.edu.br (32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025