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Implementação do OSCE de progresso como ferramenta de avaliação de habilidades clínicas na odontologia: um estudo piloto


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Título
Implementação do OSCE de progresso como ferramenta de avaliação de habilidades clínicas na odontologia: um estudo piloto

Autor(es)
Hugo Chaves de Oliveira, Hugo Leite Rodrigues Neto

Orientador
Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira

Primeiro membro da banca
Antônio Marcio Lima Ferraz Júnior

Segundo membro da banca
Frederico Kleinsorge Daibert

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Avaliação educacional, Educação em odontologia, Competência profissional, Estudantes de odontologia

Abstract
Introduction. The Structured Objective Clinical Examination (OSCE) and the Progress Test are currently presented as innovative evaluation methods in health education and are important for the complementarity of traditional evaluation paradigms in order to foster the development of students' cognitive and cognitive abilities. Therefore, in order to obtain greater reliability of the development of the dentist in training and a complementation of the traditional evaluative methods, it is based on the combination of these innovative methods, called OSCE de Progresso. Objective. Conduct an OSCE Pilot of Progress, compare the performance of assessed students and investigate their effectiveness as an assessment tool. Methods. The study was carried out from the synthesis of a sample of 48 students made from the randomization of six students from the first to the eighth and final period of a dentistry college. These students were submitted to six stations with contents covered in different stages of graduation - anatomy, dentistry, radiology, pharmacology, integrated clinic and anesthesiology. Subsequently, income differences were evaluated through statistical tests. Results. Four of the six stations presented performance differences - anatomy, dentistry, integrated clinic and anesthesiology. Regarding general performance, the eighth and last period presented the best performance (35.83 points); the first, the smallest (6.58 points); and the others varied according to the assimilated knowledge load (19.8 to 28.9 points), thus presenting significant performance differences (p <0.001). Conclusion. The implementation of the OSCE Progress pilot was carried out within the proposed planning; student performance was as expected; and proved to be an effective knowledge assessment tool.

Resumo
Introdução. O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) e o Teste de Progresso apresentam-se atualmente como métodos avaliativos inovadores em educação em saúde, sendo importantes para a complementaridade de paradigmas tradicionais de avaliação, a fim de fomentar o desenvolvimento de habilidades e do cognitivo dos discentes. Com isso, com o propósito de se obter maior confiabilidade do desenvolvimento do cirurgião-dentista em formação e uma complementação dos métodos avaliativos tradicionais, fundamenta-se a junção de tais métodos inovadores, denominada OSCE de Progresso. Objetivo. Realizar um piloto de OSCE de Progresso, comparar o desempenho dos estudantes avaliados e investigar a sua efetividade como ferramenta avaliativa. Método. O estudo foi realizado a partir da síntese de uma amostra de 48 alunos feita a partir da randomização de seis estudantes do primeiro ao oitavo e último período de uma faculdade de odontologia. Esses alunos foram submetidos a seis estações com conteúdos abordados em diferentes etapas da graduação – anatomia, dentística, radiologia, farmacologia, clínica integrada e anestesiologia. Posteriormente foram avaliadas diferenças de rendimentos por meio de testes estatísticos. Resultados. Quatro das seis estações apresentaram diferenças de desempenho - anatomia, dentística, clínica integrada e anestesiologia. Com relação ao desempenho geral, o oitavo e último período apresentou o melhor rendimento (35,83 pontos); o primeiro, o menor (6,58 pontos); e os demais, variaram de acordo com a carga de conhecimento assimilado (19,8 até 28,9 pontos), apresentando assim, diferenças significativas de desempenho (p<0,001). Conclusão. A implementação do piloto de OSCE de Progresso foi realizada dentro do planejamento proposto; o desempenho dos estudantes aconteceu conforme o esperado; e mostrou-se como ferramenta efetiva de avaliação do conhecimento.

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