A perspectiva do acadêmico de odontologia perante as avaliações cognitivas, práticas laboratoriais e clínicas
Autor(es)
Mateus Antunes Ribeiro, Pedro Henrique Azevedo da Mota
Orientador
Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira
Primeiro membro da banca
Fernanda Ribeiro Porto
Segundo membro da banca
Thalyta dos Reis Furlani Zouain Ferreira Neves Dias
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Odontologia
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Avaliação em odontologia, Meta-avaliação, Educação em odontologia
Abstract
Introduction: Dentistry education has been improving in order to train competent professionals to meet the needs and improvements of the oral health of the population. In this scenario, colleges have been working on their assessments so that they analyze the psychomotor and cognitive skills of their students. They need to participate actively in the evaluation process. Objective: To analyze the cognitive, preclinical and clinical evaluations - portfolios and OSCE - based on the perception of the undergraduate student of Dentistry, through meta-evaluations so that improvements can be implemented in them. Methodology: Meta-evaluations were developed for each of these four evaluations, which were applied to the students of the fifth, sixth, seventh and eighth periods. The qualitative and quantitative data were tabulated, and then passed the statistical ANOVA test, and those that showed a statistically significant difference also passed through the Post Hoc of Tukey. Results: The meta-evaluations of the cognitive test, and of the clinical evidence -portfolio and OSCE-presented statistical difference in their means of scores throughout the periods, unlike the laboratory, which did not give statistical significance. Conclusion: The students perceive themselves in a satisfactory way and with understanding about the theoretical-cognitive evaluations, clinical -portfolio-, and OSCE; already in relation to the laboratory evaluation, the students were not satisfied.
Resumo
Introdução: A educação em Odontologia vem aprimorando-se com o intuito de formar profissionais competentes para atender às necessidades e melhorias da saúde bucal da população. Neste cenário, as faculdades vêm trabalhando suas avaliações para que essas, melhor analisem as habilidades psicomotoras e cognitivas de seus estudantes. Estes precisam participar, de forma ativa, do processo de avaliação. Objetivo: Analisar, a partir da percepção do estudante de graduação de Odontologia as avaliações cognitivas, pré-clínicas e clínicas – portfólio e OSCE- realizadas, através de meta-avaliações, para que melhorias possam ser implementadas nas mesmas. Metodologia: Foram desenvolvidas meta-avaliações a respeito de cada uma dessas quatro avaliações, que foram aplicadas para os alunos do quinto, sexto, sétimo e oitavo períodos. Os dados qualitativos e quantitativos foram tabulados, e em seguida passaram pelo teste estatístico de ANOVA e, aqueles que mostraram diferença significativa estatisticamente, passaram também pelo Post Hoc de Tukey. Resultados: As meta-avaliações da prova cognitiva e das provas clínicas –portfólio e OSCEapresentaram diferença estatística em suas médias de scores ao longo dos períodos, diferentemente da laboratorial, que não deu significância estatística. Conclusão: Os alunos analisam de forma satisfatória e com compreensão a respeito das avaliações teóricas-cognitivas-, clínica -portfólio-, e OSCE; já em relação à avaliação laboratorial, os alunos não se mostraram satisfeitos.
downloads desse documento
Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI repositorio@suprema.edu.br (32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025