O uso da sala de espera como ferramenta para promoção de saúde
Autor(es)
Ana Carolina Gomes de Alcântara, Lara Moreira Roberto, Surya Paixão Rodrigues e Silva
Orientador
Flávia Almeida Ribeiro Scalioni
Primeiro membro da banca
Juliana Furtado Macedo
Segundo membro da banca
Thalyta dos Reis Furlani Zouain Ferreira Neves Dias
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Odontologia
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Prevenção, Promoção da saúde, Sala de recepção
Abstract
Objective:To evaluate the perception of parents and / or caregivers of children in pediatric dentistry care in relation to the use of the waiting room as a tool for health promotion activities involving families. Method: Individuals and / or caregivers of children attended at the clinic were invited to participate. Pediatric Dentistry of the Suprema-JF. A clinical record was filled out with the identification and information data of the child and the caregiver and to evaluate the perception of parents and / or caregivers of children in pediatric dentistry care in relation to the use of the waiting room as a tool for health promotion activities involving the families had a previously structured questionnaire applied. Results: Most participants reported that they find it important to have knowledge about their child's oral health, who brushes their child's teeth more than 3 times a day and is interested in participating in health activities oral. Conclusion: According to the methods used and the results obtained, it was concluded that the majority of parents and / or caregivers are interested in participating in oral health activities while awaiting their child in the waiting room for dental care.
Resumo
Objetivo:Avaliar a percepção de pais e/ou cuidadores de crianças em atendimento odontopediátrico em relação ao uso da sala de espera como ferramenta para atividades de promoção de saúde envolvendo as famílias. Método:Foram convidados a participar do estudo pais e/ou responsáveis de crianças atendidas na clínica de Odontopediatria da Suprema-JF. Foi preenchida uma ficha clínica com os dados de identificação e informações da criança e do responsável e para avaliar a percepção de pais e/ou cuidadores de crianças em atendimento odontopediátrico em relação ao uso da sala de espera como ferramenta para atividades de promoção de saúde envolvendo as famílias foi aplicado um questionário previamente estruturado. Resultados: A maioria dos participantes relatou que acha importante ter conhecimento sobre a saúde bucal de sua criança, que escova os dentes do seu filho mais de 3 vezes ao dia e que tem interesse de participar de atividades sobre saúde bucal. Conclusão:De acordo com os métodos utilizados e os resultados obtidos, concluiu-se que a maioria dos pais e/ou cuidadores tem interesse em participar de atividades sobre saúde bucal enquanto aguarda seu filho na sala de espera do atendimento odontológico.
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