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A relevância do uso de metodologias ativas em aulas de microbiologia: uma revisão sistemática


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Título
A relevância do uso de metodologias ativas em aulas de microbiologia: uma revisão sistemática

Autor(es)
Ive Cerqueira Martello, Joana Cristina Pereira de Oliveira Ferreira, Roberta Alexandre Leal Costa

Orientador
Ana Paula Ferreira

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Microbiologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Microbiologia, Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Professor, Aluno

Abstract
Introduction: The search for pedagogical practices that stimulate the development of learning and the formation of a critical sense in students has been gaining the attention of researchers in recent years. One of these practices that has stood out is the use of active methodologies in a microbiology class in high school. These activities provide students with the acquisition of new knowledge, which starts to think in a logical and questioning way about everyday facts and the resolution of practical problems. Objectives: Conduct a bibliographic survey in order to analyze the relevance of the use of active methodologies in the teaching of Microbiology in basic education in Brazil. Methods: The most relevant studies originally published in Portuguese in the last 10 years were analyzed, using the SciELO as a reference. In order to select the studies with the greatest scientific evidence, only original articles were selected. Results: Initially, 12 studies were identified that investigated the relevance of MAE in Microbiology. However, after applying the inclusion and exclusion criteria, only five were part of the scope of this review. Conclusion: The current literature on MAE in Microbiology reinforces that its use is valid for the improvement in the teaching-learning process, since all the articles mentioned point to an increase in the autonomy and performance of students, in addition to contributing significantly to the acquisition of knowledge. However, the teacher still lacks interest and access to apply this type of methodology, which reinforces the students' resistance to this type of educational practice.

Resumo
Introdução: A procura por práticas pedagógicas que estimulem o desenvolvimento de um aprendizado e a formação de um senso crítico nos estudantes vem conquistando a atenção de pesquisadores nos últimos anos. Uma dessas práticas que vem se destacando é o uso de metodologias ativas em aula de Microbiologia no ensino médio. Essas atividades proporcionam aos alunos a aquisição de novos conhecimentos, que passam a pensar de maneira lógica e questionadora sobre os fatos cotidianos e a resolução de problemas práticos. Objetivos: Realizar um levantamento bibliográfico a fim de analisar a relevância do uso de metodologias ativas no ensino de Microbiologia na educação básica do Brasil. Métodos: Foram analisados os mais relevantes estudos publicados originalmente na língua portuguesa nos últimos 10 anos, tendo como referência a base de dados Scielo. Objetivando selecionar os estudos de maior evidência científica, foram selecionados apenas artigos originais. Resultados: Inicialmente foram identificados 12 estudos que investigaram a relevância das MAE em Microbiologia. Contudo, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas cinco fizeram parte do escopo desta revisão. Conclusão: A literatura atual sobre MAE em Microbiologia reforça que seu uso é válido para a melhoria no processo ensino-aprendizagem, pois todos os artigos citados apontam um aumento na autonomia e na atuação dos alunos, além de contribuírem significativamente na aquisição de conhecimento. Entretanto, falta ainda ao professor interesse e acesso em aplicar esse tipo de metodologia, o que reforça nos alunos uma resistência a esse tipo de prática educativa.

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