Avaliação do uso dos verbos da Taxonomia de Bloom na articulação interdisciplinar


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.suprema.edu.br/d/66bb5eb8c7efc

Visualizar Arquivo
 

 
Título
Avaliação do uso dos verbos da Taxonomia de Bloom na articulação interdisciplinar

Autor(es)
Ana Barbara Oliveira Moreira , Thais Bisaggio Medeiros

Orientador
Fernanda Ribeiro Porto

Coorientador
Mariele Ferraz de Oliveira

Primeiro membro da banca
Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Taxonomia de Bloom, Processo cognitivo, Objetivos instrucionais

Abstract
Introduction: This study aims to exemplify each hierarchical level of Bloom's Taxonomy, where the verbs were classified into six groups (1-Remember 2- Understand 3-Apply 4-Analyze 5-Evaluate 6-Create) according to Bloom's division. Objective: The objective of this research was to evaluate and quantify the verbs used in the articulation of the FCMS, besides analyzing the number of questions by articulation, which cognitive category appears more in the tutorial processes and the evaluation of the last year of articulation (2016). Methods: The verbs of joints from the years 2013 to 2016 from the 1st to the 6th application of the dentistry course were analyzed, being a descriptive and cross - sectional study. Results: Of the three levels of the cognitive domain category, the most found was the low taxonomy (comprehension and knowledge) with 84%. Of the issues evaluated, 50% presented verbs from Bloom's taxonomy. It was also found that most of the tutorial processes had 6 to 8 questions (52%). Conclusion: It was concluded that the verbs of Bloom Taxonomy were used in 50% Of the issues raised.

Resumo
Introdução: Esse estudo tem como finalidade exemplificar cada nível hierárquico da Taxonomia de Bloom, onde os verbos são classificados em seis grupos (1-Lembrar 2-Entender 3-Aplicar 4-Analisar 5-Avaliar 6-Criar) conforme a divisão de Bloom. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar e quantificar os verbos utilizados na articulação da FCMS, além de analisar o número de questões por articulação, qual categoria cognitiva aparece mais nos processos tutoriais e a avaliação do último ano da articulação (2016). Métodos: Foram analisados os verbos das articulações dos anos de 2013 a 2016 do 1° a 6° períodos do curso de odontologia, sendo um estudo descritivo e transversal. Resultados: Dos três níveis da categoria do domínio cognitivo, o mais encontrado foi o de baixa taxonomia (compreensão e conhecimento) com 84,64%. Das questões avaliadas 50% apresentava verbos da taxonomia de Bloom. Foi encontrado também que a maioia dos processos tutoriais possuíam de 6 a 8 perguntas (52%). Conclusão: Foi concluído que os verbos da Taxonomia de Bloom foram utilizados em 50% das questões formuladas.

8 downloads desse documento

Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI
repositorio@suprema.edu.br
(32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025