Repositório Institucional - RI

 

Análise do grau de conhecimento em relação aos instrumentais utilizados em Periodontia dos alunos do 4º ao 8º período do curso de odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - SUPREMA


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.suprema.edu.br/d/66bfb44224831

Visualizar Arquivo
 

 
Título
Análise do grau de conhecimento em relação aos instrumentais utilizados em Periodontia dos alunos do 4º ao 8º período do curso de odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - SUPREMA

Autor(es)
Mirela Carneiro Luz , Pedro Henrique Oliveira dos Santos, Raiani Rocha Lucarelli

Orientador
Paulo Sérgio dos Santos D’Addazio

Primeiro membro da banca
Sérgio Barreto da Conceição

Segundo membro da banca
Sérgio Murta Maciel

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Odontologia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Periodontia, Instrumental, Tratamento periodontal

Abstract
Introduction: The aim of this study was to analyze the level of knowledge of dental students on the instrument used in the practice of periodontics. It is a cross-sectional observational study of the type that used a questionnaire as a single data collection tool based on the study by Souza and Cols, 2012. Method: Academic answered a questionnaire with eight questions pertaining to instruments used in specialty. Were part of academic research from the 4th to the 8th period of the Supreme Dentistry course, the 1st and 2nd period were not included because they have not taken the course of Periodontology, and 30 to still be studying. Results: The results showed that in order generates, it most students (73.91%) can identify the purpose of the instruments of Periodontology. Conclusion: Based on the results, we can conclude that a higher rate of students using manual materials and ultrasound in later periods (6, 7 and 8) when compared to students of early periods (4 and 5), thus demonstrating that, as students advance to the training, and are more practice time, learning is sustained.

Resumo
Introdução: O objetivo desde estudo foi analisar o nível de conhecimento de acadêmicos de odontologia sobre o instrumental utilizado na prática da Periodontia É um estudo do tipo observacional transversal que utilizou um questionário como único instrumento de coleta de dados, baseado no estudo realizado por Souza e Cols., 2012. Método: Os acadêmicos responderam a um questionário contendo oito questões pertinentes ao instrumental utilizado na especialidade. Fizeram parte da pesquisa acadêmicos do 4º ao 8º período do curso de Odontologia da Suprema, o 1º e o 2º período não fizeram parte por não terem cursado a disciplina de Periodontia, e o 30 por ainda estar cursando. Resultados: Os resultados mostraram que, de modo geral a maioria dos alunos (73,91%) conseguem identificar a finalidade dos instrumentais de Periodontia. Conclusão: Baseado nos resultados, podemos concluir que um maior índice de alunos utilizando materiais manuais e ultrassom nos períodos posteriores (6º, 7º e 8º) quando comparados aos alunos dos períodos iniciais (4º e 5º), demonstrando assim que, à medida que os alunos avançam para a formação, e apresentam maior tempo de prática, o aprendizado é sustentado.

downloads desse documento

Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI
repositorio@suprema.edu.br
(32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025