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Reabilitação vestibular fisioterapêutica por meio de um sistema de simulação computacional


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Título
Reabilitação vestibular fisioterapêutica por meio de um sistema de simulação computacional

Autor(es)
Adriano Fayer, Carla Malatesta Toretti

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Fisioterapia

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Reabilitação, Doenças vestibulares, Realidade virtual

Abstract
Objective: the purpose of this research is to analyze and compare the use of computer animation’s simulated exercises and the traditional use of classic physical therapy. This research was conduct in elderly patients previously diagnosed with vestibular diseases. Methods: during an exercise routine of 10 sessions, 20 minutes each - three times a week, patients used the Nintendo Wii console along with the Wii Fit plus software and its accessories, such as a balance board. As a basic principle it was used Cawtorne & Cooksey’s records of patients with Vestibular diseases, and as for a guideline, it was used the Brazilian DHI to measure the patients physical and emotional functions, and also Wii´s balance board’s data to analyze each patient’s center of gravity during the 10 sessions. Results: the clinical evaluation demonstrated that the patients that were evaluated by the DHI did not show any improvement, with the exception of patient number 2, who was treated with Wii as aid. Patient number 2 showed improvement on both emotional and functional aspects. It was confirmed that the use of the Wii´s balance board improved the center of gravity of the patients in the experimental group different from the patients in the control group who did not show significant variation. Conclusion: with basis on the data acquired during this study, it was observed that the classic physical therapy combined with computer virtual simulation can be an important tool for the treatment of vestibular diseases. It was observed that the patients in this study who were subject of this combination of exercises, showed a significant improvement on the positioning of their gravitational center, and progress on their balance.

Resumo
Objetivo: verificar se há eficácia na reabilitação vestibular, através da adição da realidade virtual ao tratamento fisioterapêutico clássico, quando comparado ao tratamento fisioterapêutico clássico isoladamente, em pacientes idosos com diagnóstico de vestibulopatias. Métodos: utilizou-se a realidade virtual através do console Wii da marca Nintendo® juntamente com um acessório do Wii Fit Plus e seus jogos, adjunto com um protocolo proposto por Cawtorne e Cooksey em seu estudo em pacientes com diagnóstico médico de vestibulopatias. Para a mensuração dos resultados foi utilizado o DHI brasileiro onde avalia os aspectos físicos, funcionais e emocionais de cada paciente e a plataforma de balance board que avaliou a posição do centro de gravidade pré e pós tratamento de 10 sessões, com duração de 20 minutos cada, realizadas três vezes por semana. Resultados: a avaliação feita através do DHI sugere este não ser uma medida para observar os efeitos do tratamento, com exceção do paciente 2, tratado com a utilização do Wii, que apresentou melhora importante para os parâmentros Funcional e Emocional, porém a medida através da balance board sugere uma melhora do posicionamento do centro de gravidade dos pacientes do grupo experimental diferente dos pacientes do grupo controle que mantiveram pouca variação. Conclusão: com base no protocolo sugerido por este estudo, sugere-se que a reabilitação fisioterapêutica clássica, associada à realidade virtual possa ser uma importante ferramenta para o tratamento de vestibulopatias, visto que os pacientes tratados com estes materiais e métodos demonstraram uma melhora importante do posicionamento do centro de gravidade, propiciando assim um maior equilíbrio.

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