Proposta de sistematização da assistência de enfermagem (SAE) na unidade intermediaria neonatal


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Título
Proposta de sistematização da assistência de enfermagem (SAE) na unidade intermediaria neonatal

Autor(es)
Lilian Clemente Moura, Hebert Rosario da Silva

Orientador
Rosemary das Graças Salvador Gomes

Idioma
Por

País
Brasil

Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Curso
Enfermagem

Sigla da Instituição
FCMS/JF

Tipo de Acesso
1

Assunto
Sistematização da assistência de enfermagem, Processo de enfermagem, UTI neonatal

Resumo
A qualidade do atendimento a prematuros em unidade de tratamento intensivo neonatal passou por várias transformações no que diz respeito a qualidade do atendimento, mas ainda se vê que esse atendimento se encontra de forma mecanizada, centralizada em um único profissional, visando isto percebemos a necessidade de uma Sistematização da Assistência de Enfermagem, na qual visa um atendimento qualificado, com visão generalista, crítica e reflexiva. OBJETIVO: sensibilizar, conscientizar e mostrar a importância da SAE aos profissionais de enfermagem, uma vez que organiza, facilita o serviço de enfermagem, possibilitando um atendimento de qualidade, sistemático, individualizado, global e humanizado. MÉTODO: Foi realizado levantamento bibliográfico referente ao período de 1994-2007, por meio de livros e banco de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, para este levantamento foram utilizadas as palavras-chaves sistematização da assistência de enfermagem, processo de enfermagem, UTI neonatal.CONCLUSÃO: Considerando que a análise e reflexão da SAE enquanto um processo cultural, vimos que a sua implementação na unidade intermediária neonatal, é necessária, pois proporciona um novo modo de pensar, fazer, ensinar, liderar e gerenciar, possibilitando ao cliente um cuidado de enfermagem atualizado, contínuo, individualizado e humanizado, caracterizando o conhecimento da enfermagem, suas habilidades e capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas nas resoluções dos problemas, beneficiando não só o cliente, mas a sua família, além de propiciar desenvolvimento de pesquisa e ensino.

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