Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Análises Clínicas e Toxicológicas
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Controle de qualidade, Gestão da qualidade, Indicadores laboratoriais, Laboratórios clínicos, Benchmarking
Abstract
Introduction: Quality should be treated as a cycle, through which continuous process improvement is sought. Aspiring quality, Benchmarking techniques emerged, wich are continuous process of measuring products and services through the comparison between companies of the same follow up. Due to the competition, the Clinical Analyzes market was forced to know Management techniques and Quality Indicators to evaluate the performance of the services in relation to competitors. Objective: Demonstrate the advantages of implementing Quality Management through the use of Quality Indicators Methods: The most relevant studies published in English and in Portuguese between 2002 and 2016 have been analyzed in those databases: MEDLINE (National Library of Medicine), SCIELO (Scientific Electronic Library Oline), SBPC/ML Digital Library (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial), Laws, regulations and specialized bodies - ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e SBAC (Sociedade Brasileira de Análises clínicas). Results: A total of 152 studies, applying the inclusion and exclusion criteria and descriptors, were refined to 18 which understood the scope of this research, of which 10 represent the results. The lack of standardization for Quality Indicators was evident. The importance of Benchmarking techniques to determine quality measurement parameters is undeniable. Conclusion: The Quality Indicators and Benchmarking techniques make it possible to measure the effectiveness of all phases of the Laboratory Management, reducing costs, errors, increasing profits, and focusing on customer satisfaction.
Resumo
Introdução: A qualidade deve ser tratada como um ciclo, através do qual se busca melhoria contínua dos processos. Aspirando qualidade surgiram as técnicas de Benchmarking, processo contínuo de medição dos produtos e serviços através da comparação entre empresas do mesmo seguimento. Devido à concorrência, o mercado de Análises Clínicas se viu obrigado a conhecer técnicas de Gestão e Indicadores da Qualidade, para avaliar o desempenho dos serviços em relação aos concorrentes. Objetivo: Demostrar as vantagens da implantação da Gestão da Qualidade por meio da utilização de Indicadores de Qualidade. Métodos: Análise dos mais relevantes estudos publicados em português e inglês, entre 2002 e 2016, nas bases de dados: MEDLINE (National Library of Medicine), SCIELO (Scientific Electronic Library Oline), Biblioteca Digital da SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial), legislações, portarias Vigentes e Órgãos especializados - ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e SBAC (Sociedade Brasileira de Análises clínicas). Resultados: Selecionados 152 estudos, aplicando os descritores e critérios de inclusão e exclusão, houve refinamento para 18 que compreendem o escopo desta pesquisa, destes, 10 representam os resultados. Ficou evidente a inexistência de uma padronização para os Indicadores da Qualidade. É inegável a importância das técnicas de Benchmarking para determinação dos parâmetros de medição da qualidade. Conclusão: Os Indicadores da Qualidade e as técnicas de Benchmarking possibilitam mensurar a efetividade de todas as fases da Gestão Laboratorial diminuindo custos, erros, aumentando lucros, com foco na satisfação do cliente.
downloads desse documento
Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - SUPREMA
Biblioteca FCMS/JF - SUPREMA
Repositório Institucional - RI repositorio@suprema.edu.br (32) 2101-5041
Todos os Direitos Reservados 2025