Suporte básico de vida na parada cardiorrespiratória em adultos: perspicácia dos estudantes da saúde
Autor(es)
Hellen Gonçalves Castilho de Magalhães, Mariana Maria de Oliveira Monteiro
Orientador
Gisele Fernandes Tarma Cordeiro
Primeiro membro da banca
Érika Bicalho de Almeida
Segundo membro da banca
Adriana Elisa Carcereri de Oliveira
Idioma
Por
País
Brasil
Editor
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Curso
Enfermagem
Sigla da Instituição
FCMS/JF
Tipo de Acesso
1
Assunto
Parada cardiorrespiratória , Suporte básico de vida, Estudantes de saúde, Ressuscitação cardiopulmonar, Desfibrilador externo automático
Abstract
Introduction: Cardiorespiratory Arrest (CRA) is a medical emergency that requires immediate intervention to increase the victim's chances of survival. Objectives: a) analyze the knowledge of health students about cardiorespiratory arrest in adults at a Faculty of Medical Sciences in the Mata region of Minas Gerais; b) Discuss the potential and challenges presented by health students in the management of cardiorespiratory arrest in adults, at a Faculty of Medical Sciences in the Mata zone of Minas Gerais. Methodology: Quantitative, exploratory, descriptive and cross-sectional research was carried out. Data were collected using multiple-choice questionnaires, based on the 2020 American Heart Association (AHA) Basic Life Support (BLS) guidelines. Results: Medical students performed the best (80.70% correct ), followed by nursing students (72.86%), dentistry (71.67%) and physiotherapy (70.00%). The main knowledge gaps were identified in the use of the Automatic External Defibrillator (AED) and in performing cardiopulmonary resuscitation maneuvers. Conclusion: Despite the good general performance, there are weaknesses in the management of CA in adults. Educational interventions are necessary to promote the practical improvement of BLS skills among students, ensuring that future health professionals are qualified to deal with cardiovascular emergencies.
Resumo
Introdução: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência médica que requer intervenção imediata para aumentar as chances de sobrevivência da vítima. Objetivos: a) analisar os conhecimentos dos discentes da saúde acerca da parada cardiorrespiratória em adultos em uma Faculdade de Ciências Médicas da zona da mata mineira; b) Discutir as potencialidades e os desafios apresentados por discentes da saúde no manejo da parada cardiorrespiratória em adultos, em uma Faculdade de Ciências Médicas da zona da mata mineira. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, descritivo e transversal. Os dados foram coletados por meio de questionários de múltipla escolha, baseados nas diretrizes de Suporte Básico de Vida (SBV) da American Heart Association (AHA) de 2020. Resultados: Os estudantes de medicina apresentaram o melhor desempenho (80,70% de acertos), seguidos pelos estudantes de enfermagem (72,86%), odontologia (71,67%) e fisioterapia (70,00%). As principais lacunas de conhecimento foram identificadas no uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e na realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Conclusão: Apesar do bom desempenho geral, existem fragilidades no manejo da PCR em adultos, faz-se necessário intervenções educacionais que promovam o aprimoramento prático das habilidades de SBV entre os discentes, garantindo que futuros profissionais de saúde estejam qualificados para as emergências cardiovasculares.
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